Wednesday :: 22 / 10 / 2014

TambémNotícias | Arte por dia | Enem 2014 | Livros grátis | Cadastre-se | MAPA DO SITE

Noticia : Enem 2012

Saiba quais são as novas regras de correção da redação do Enem 2012

Entenda o que muda na correção da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2012. A prova desse ano passa a buscar discrepâncias em cada uma das competências avaliadas e não apenas na pontuação final, como aconteceu em 2011


ImprimirImprimirEnviar a un amigo EnviarPDFPDF

As mudanças vão desde o número de pontos que a redação vale até o método de correção, passando pelo número de corretores e a discrepância

 

Foi anunciado, na tarde desta segunda-feira (30), o lançamento do manual "A redação no Enem 2012 - Guia do Participante", para todos os cadidatos que prestarão o Enem 2012 (Exame Nacional do Ensino Médio), nos dias 3 e 4 de novembro.

 

» Novas regras da redação do Enem serão publicadas nesta segunda
» Inep vai investir R$ 2 milhões para melhorar a correção da redação do Enem
» Todas as notícias sobre o Enem 2012

 

O manual traz detalhes que esclarecem as novas regras de correção da redação do exame e foi criado com o objetivo de tornar mais explícitos os procedimentos de correção, evitando, assim, a confusão causada na última edição do exame - em 2011 - quando mais de 120 estudantes entraram na Justiça para pedir vistas da prova.

 

As mudanças vão desde o número de pontos que a redação vale até o método de correção, passando pelo número de corretores e a discrepância. Confira agora quais foram as mudanças estabelecidas para a correção da redação do Enem 2012:

 

 

O que muda na nova correção da redação do Enem: 1. Corretores

No exame deste ano a prova será avaliada, a princípio, por dois corretores. Esse fator não difere em nada da última edição da prova, aplicada em outubro de 2011.

 

 

O que muda na nova correção da redação do Enem: 2. Diferença na atribuição de notas

Caso a diferença entre a nota final dos dois corretores seja superior a 200 pontos na nota total ou 80 pontos em cada competência, um terceiro corretor é convidado a avaliar a redação. A nota final será a média aritimética simples das menções "mais próximas". No ano anterior eram avaliadas apenas as discrepâncias em cada uma das competências, não existindo avaliação referente ao valor total de pontos.

Na prática, o processo ocorre da seguinte maneira: caso o corretor 1 dê ao candidato nota 95 na competência 1 - domínio da norma padrão da língua escrita - e o corretor 2 dê ao mesmo candidato nota 180, a redação será corrigida por um terceiro avaliador, já que a diferença entre as duas menções é de 85 pontos.

 

 

O que muda na nova correção da redação do Enem: 3. Permanência da discrepância

Se a correção do terceiro avaliador ainda resultar em discrepância a redação será avaliada novamente, desta vez por uma banca composta por três avaliadores. É essa banca que determina a nota final do candidato.

 

 

O que muda na nova correção da redação do Enem: 4. Valor das competências

A prova é composta por cinco competências, cada uma delas com valor de 200 pontos. A nota máxima da redação é de 1.000 pontos. Se duas das notas finais (composta pela soma das cinco competências) tiveram uma diferença superior a 200 pontos entre os dois avaliadores, o terceiro corretor também é convidado a avaliar a redação.

 

 

O que muda na nova correção da redação do Enem: 5. Banca

Caso a correção do terceiro avaliador ainda gere discrepância entre as notas, o texto é enviado para a banca. Esta é a segunda mudança na diferença mínima de pontos para uma nova correção da redação. Nas edições de 2009 e 2010 era necessário que os dois corretores atribuíssem notas com, no mínimo, 500 pontos de diferença entre uma e outra para que houvesse nova avaliação. Em 2011 esse limite caiu para 300 pontos e na correção desse ano a diferença será menor ainda: 200 pontos.

 

 

O que muda na nova correção da redação do Enem: 6. Tamanho da redação

De acordo com o MEC (Ministério da Educação) as redações só serão corrigidas se tiverem, no mínimo, sete linhas.

 

 

O que muda na nova correção da redação do Enem: 7. Vista da redação

O MEC anunciou também que os estudantes terão acesso a uma cópia da redação do Enem. A determinação atende a um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) assinado com o Ministério Público em agosto de 2011. No acordo o MEC se comprometeu a liberar a correção do texto no exame de 2012.

 

 

Entenda o que muda na correção da redação do Enem 2012 e compartilhe com os amigos

O que muda na correção da redação do Enem 2012






RSS   


Comentarios para esta noticia

 

Publicidad

Publicidad