Tuesday :: 23 / 09 / 2014

MaisNotícias | Arte por dia | Enem 2014 | Livros grátis | Cadastre-se | MAPA DO SITE

Noticia : Tecnologia

Conheça as 12 tendências tecnológicas mais importantes na educação

Fique por dentro das últimas tendências na educação? Então, conheça as 12 inovações tecnológicas mais importantes nos últimos tempos


ImprimirImprimirEnviar a un amigo EnviarPDFPDF

As 12 tendências tecnológicas mais importantes na educação

Crédito: Universia Brasil

E-learning é o próprio conceito de aprender por meio de dispositivos eletrônicos conectados ou não à internet

 

Assim como qualquer área, a tecnologia também começou a invadir a educação. Mesmo que esse fenômeno traga centenas de novidades para o aprendizado, existem 12 tendências da tecnologia na educação que todo professor deve saber. Confira quais são:

 

Leia também:
» 6 ferramentas para incentivar a criatividade dos seus alunos
» 6 novidades tecnológicas que mudaram a educação
» Saiba o que é necessário para integrar tecnologia à educação 

 

 

Programe-se e compartilhe o calendário do Sisu 2014

 

 

1 – MOOCs

Os Massive Online Open Courses (ou MOOCs) são os cursos online oferecidos por instituições renomadas gratuitamente. Geralmente, os vídeos são aulas e palestras sobre temas específicos e oferece a oportunidade dos estudantes debaterem entre si sobre o que foi aprendido. 

 

2 – Blended learning

Conhecido também como B-learning, esse conceito diz que a melhor maneira de dar aulas é utilizando os recursos tecnológicos dentro da sala de aula presencialmente. Os adeptos do Blended Learning acham que é necessário um contato próximo para que o aprendizado seja eficaz

 

3 – Salas virtuais

Salas virtuais são os espaços em que alunos de cursos online podem discutir e fazer exercícios juntos. Assim como em um espaço de convivência físico, nas salas virtuais é possível fazer debates, tirar dúvidas e até mesmo criar amizades. 

 

4 – Sala de aula invertida

O conceito de sala de aula invertida acredita que o ambiente ideal para o aprendizado é à distância. Um detalhe: mesmo com aulas no mundo virtual, os exercícios e provas devem ser feitos presencialmente.

 

5 – Self-direct learning

O self-direct learning é um processo no qual o próprio aluno descobre as suas limitações e dificuldades. Além disso, por meio desse processo o estudante consegue criar estratégias que atendam às suas necessidades e expectativas. 

 

6 – Mobile learning

O Mobile learning é uma das táticas do ensino virtual. Utilizando dispositivos móveis como tablets e smartphones, os alunos podem levar o conteúdo da sala de aula para qualquer lugar e estudar em diferentes locais. 

 

7 – Sistema de administração de cursos

O Course Management System (CMS) é a estratégia para orientar e organizar os alunos durante os cursos online. Por meio do CMS, é possível mediar debates, planejar aulas, propor exercícios e analisar o desempenho do estudante

 

8 – E-learning

E-learning é o próprio conceito de aprender por meio de dispositivos eletrônicos conectados ou não à internet. 

 

9 – Tecnologia 1:1

O aprendizado individualizado, em que cada aluno utiliza um computador ou tablet, é chamado de tecnologia 1:1. Alguns professores acreditam que essa é a única maneira de obter efeitos tão bons com a tecnologia assim como com os livros. 

 

10 – Gamification

Misturar lazer com o aprendizado é uma das maiores tendências na educação. Por isso, muitos professores têm buscado uma solução para transformar as suas aulas tão interessantes quanto um jogo

 

11 – Recursos educacionais abertos

O Open Educational Resources se trata de conteúdos intelectuais que estão livres para uso público. 

 

12 – Digital Citizenship

Esse conceito se refere à ética e atitudes apropriadas no meio digital. Ensinar a ser um cidadão também no mundo virtual é importante para todos os professores.

 

 






RSS   


Comentarios para esta noticia

 

Publicidad

Publicidad