• Quem é você?

Notícias

Saiba como fortalecer seu networking

      
Fonte: Shutterstock

O networking pode ser decisivo para o futuro profissional. Conversar com colegas de trabalho pode funcionar como uma ótima forma de obter conselhos e recomendações importantes para a carreira, permitindo uma troca de ideias enriquecedora. Contudo, é necessário escolher as pessoas certas para se relacionar, analisando se essas interações estão fazendo com que você cresça profissionalmente ou não.

 

Veja também:
» Top List: 5 técnicas de networking para mudar de carreira em 2015
» Saiba como o Twitter pode aumentar o seu networking
» Todas as notícias de Carreira


A seguir, separamos 6 dicas para expandir o seu networking e torná-lo mais efetivo. Confira:

 

1 - Fique atento às oportunidades

Procure identificar oportunidades para conhecer novas pessoas e conversar com aqueles colegas com quem você ainda não teve chance de interagir. Você pode aproveitar diferentes eventos a sua volta, como um almoço especial, uma reunião, o uma conferência, por exemplo. Aproveite esses momentos para se socializar.

 

2 - Tenha iniciativa

Você pode criar a sua própria oportunidade para expandir o networking. Uma dica é convidar os colegas para um almoço ou para uma conversa depois do trabalho, por exemplo. Escolha um local próximo e peça a eles que convidem outros amigos para ir também, com o objetivo de ampliar sua rede de contatos. 

 

3 - Tenha um objetivo em mente

Para efetivar a sua comunicação, é importante manter o foco durante a conversa. Quais são as principais lições que você deseja aprender durante ao interagir com alguém que admira? Quais são as qualidades que você pode absorver de cada pessoa?

 

4 - Use as redes sociais a seu favor

Você pode usar sites como Twitter e Facebook para manter ou ampliar a sua rede de contatos. Faça uma lista de pessoas que você deseja conhecer e adicione-as ao seu perfil. Veja o que elas publicam, analise como elas se comportam e procure por interesses em comum. Caso haja um momento favorável, você pode iniciar uma conversa.

 

5 - Planeje a sua conversa anteriormente

Antes de começar uma conversa, procure fazer um planejamento, pensando em assuntos para iniciá-la da melhor forma. Pense em perguntas interessantes que podem ser feitas, e comece por assuntos mais neutros. Para evitar que o assunto se encerre rapidamente, faça perguntas mais “abertas”. Ou seja, ao invés de perguntar por quanto tempo um colega trabalha na empresa, por exemplo, você pode perguntar como a carreira dele começou na companhia, ou qual foi a principal motivação para escolher a área.

 

6 - Seja você mesmo

Apesar de parecer básico, é fundamental ser você mesmo durante uma troca de ideias. Procure relaxar o seu corpo e preste atenção na linguagem corporal. Conte sobre as suas principais experiências, percebendo se o assunto realmente está prendendo a atenção dos colegas ou não. Caso você note que o diálogo não está agradando, fale sobre outras coisas, mude o foco da conversa.



Tags:

Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.