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Atualidade universitária

Por Renata Costa

Durante muito tempo prevaleceu a idéia de que para o bem dos diabéticos bastava cortar o açúcar da alimentação. Nada disso. Hoje se sabe que, além do açúcar, é preciso tomar cuidado também com os carboidratos, pois eles também influenciam o aumento da glicemia (glicose no sangue). Tendo em vista a falta de informação sobre o assunto, a nutricionista Maria Aparecida do Nascimento desenvolveu em seu mestrado pela UnB um estudo de alimentos que são melhores para quem tem diabetes.

A partir das reuniões e conversas com os pacientes foi desenvolvido um guia para tirar dúvidas e fornecer informações sobre a doença e orientações para uma alimentação mais saudável. E, a parte mais saborosa: receitas. Longe do tradicional "troque o alimento por sua versão diet", as receitas de Maria Aparecida também abrangem pratos salgados. "Além da restrição do açúcar e carboidratos, é preciso aumentar a ingestão de fibras, que controlam o nível da glicose após as refeições", explica Maria Aparecida.

Outra dica é trocar o suco pela fruta inteira, pois a casca e o bagaço são ricos em fibras. Outra troca é do biscoito pelo pão integral e ainda assimilar ao cardápio granola e aveia. Na hora da refeição, arroz integral é opção para o polido, que possui mais amido do que fibra. Importante também, segundo a nutricionista, ingerir boa quantidade de legumes crus e cozidos e feijão. A gordura também dificulta o controle da glicose, por isso é melhor evitar.

Como, em suma, o trabalho de Maria Aparecida sugere uma alimentação saudável e, acima de tudo, previne o diabetes, as receitas podem ser consumidas também por quem não tem qualquer problema de glicemia. Clique aqui para ver algumas das receitas desenvolvidas pela nutricionista.

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