Aviso de cookies

Por meio de cookies próprios e de terceiros, coletamos informações para fornecer melhores serviços a todos os usuários. Compilamos informações estatísticas sobre a sua navegação para mostrar uma publicidade que tenha relevância com seus hábitos de navegação. Sempre que quiser, poderá desativar os cookies do seu browser. Se continuar navegando, consideramos que aceita os termos da política de utilização de cookies.

text.compare.title

text.compare.empty.header

Atualidade universitária

O projeto é dos alunos Rafãl Souza Costa e Werner Krause Soares formandos do curso Sistemas de Informação

Jogar para aprender as novas regras ortográficas da língua portuguesa? Essa é a idéia dos alunos Rafãl Souza Costa e Werner Krause Soares do curso Sistemas de informação da Unisul. O jogo, composto de cinco fases auxilia na aprendizagem da reforma ortográfica, em especial no uso do hífen. Cada fase apresenta um cenário, em que cairão do "céu" 40 palavras, 20 corretas e 20 incorretas. O jogador controla um livro que tem como missão coletar, no mínimo, 10 palavras que estejam escritas corretamente", explica o aluno Werner Soares.

Os alunos estão trabalhando na criação do projeto desde abril deste ano. A realização de um jogo era ideia fixa dos acadêmicos, mas escolher o tema do jogo não foi tarefa fácil, ainda mais em se tratando de trabalhar com a linguam Actions Script (flash). As linguagens de programação são utilizadas para construir programas e jogos de computador. Segundo eles a escolha da linguagem ActionScript foi facilitada pela praticidade e freqüência com que é utilizada na construção de jogos online. Além disso, a escassez de material didático para pesquisa e de fontes profissionais de consultas, que pudessem orientar os acadêmicos na programação, foram obstáculos ainda maiores.

Os acadêmicos buscaram a ajuda do professor Adriano Baptista Caldeira, que justamente procurava estudantes de informática para atuar no desenvolvimento de um jogo pedagógico. Assim, o docente os orientou durante a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC.

O desenvolvimento de um jogo para o ensino-aprendizagem das novas regras ortográficas referentes ao hífen foi elaborado com padrão de qualidade, em decorrência do sucesso da parceria entre alunos e professor. "Adriano é uma pessoa culta e com muita experiência de vida, e realmente sabe transmitir o conhecimento com muita clareza nas palavras", acrescentou Werner Soares.

Ao ser perguntado sobre a expectativa para o mercado de trabalho Werner Soares respondeu: "Nós acreditamos que nossas limitações vêm de dentro, não de fora".

Fonte: Assessoria de Imprensa da Unisul

  • Fonte:


Tags:
Comentar

Comentários

    Ver mais 20 resultados

    Comente

    Ver mais