Os médicos sempre alertaram sobre a importância de um bom café da manhã, porém essas 7 pesquisas realizadas em
diferentes lugares do mundo pretendem mudar a sua opinião sobre como fazer um belo café da manhã
(Crédito: Ilolab / Shutterstock.com)
Adultos que tentam perder peso são mais bem sucedidos quando tomam um café da manhã
Os nutricionistas já cansaram de falar sobre a importância de um café da manhã reforçado. De acordo com o filósofo Francis
Bacon "Deve-se tomar café como um rei, almoçar como um príncipe e jantar como um mendigo". Mas também existem
outros alimentos que nos fazem sentir bem se forem incluídos na primeira refeição do dia.
» Comer bolo de chocolate no café da manhã ajuda a perder peso, dizem cientistas
» Veja 9 razões para tomar café todos os dias
» Uma xícara de café pode salvar a sua vida
Se você é daqueles que não gosta muito de tomar café da manhã para ficar dormindo, confira as 7 descobertas científicas
que vão fazer com que você mude de atitude.
1) Não pule refeições:
De acordo com um estudo publicado pela Universidade de Tasmanai, na Austrália, crianças e adultos que pulam a primeira
refeição do dia tendem a comer pior e a ter um estilo de vida mais sedentário. Também tendem a ter níveis de
colesterol e de
insulina mais elevados e, portanto, mais propensas a diabetes e doenças do coração do que aqueles que comem um café da
manhã reforçado.
2) Menos excesso de peso:
Um estudo realizado pelo National Heart Lung, and Blood Institute, nos
Estados Unidos, revelou que as meninas que comem
cereais matinais tem a circunferência da cintura menor, o que é o melhor indicador da ausência de sobrepeso e baixo risco
cardiovascular. Além disso, um estudo da Universidade de Scraton revelou que o grão de trigo ou de milho contém
antioxidantes mais do que qualquer outro alimento.
3) Aumento de produtividade nas reuniões:
Segundo uma pesquisa da OnePoll, reuniões realizadas durante o horário de café da manhã são mais produtivas que as
reuniões da noite. 67% dos indivíduos são mais propensos a estar atentos no período da manhã.
4) Exercício em primeiro lugar:
Um estudo recente da Universidade de Birmingham, publicado na Medicine & Science in Sports & Exercise, mostrou que o
corpo queima mais gordura quando nos exercitamos antes do café da manhã. No entanto, se pular a primeira refeição e em
seguida ingerir carboidratos, isso interrompe o metabolismo da gordura por pelo menos 6 horas.
5) Menos nível de chumbo no sangue:
Um estudo Jornal de Saúde Ambiental revelou que crianças que tomam café da manhã diário têm baixos níveis de chumbo
no sangue (15% menos) do que aqueles que pulam essa refeição.
6) Bom para quem está de dieta:
Adultos que tentam perder peso são mais bem sucedidos quando tomam um café da manhã saudável e evitam comer algo
no meio da manhã. Por outro lado, um estudo do Pennington Biomedical Research Center revelou que adicionar ovos no café
da manhã ajuda a perder peso entre 60 e 65%.
7) Sem café da manhã você fuma mais:
De acordo com um estudo do European Journal of Clinical Investigation a ausência do café da manhã está associada, além
do excesso de peso, com uma maior tendência para fumar tabaco, fumar
maconha e beber
álcool.