Friday :: 29 / 08 / 2014

MaisNotícias | Arte por dia | Enem 2014 | Livros grátis | Cadastre-se | MAPA DO SITE

Noticia : Educação e tecnologia

50 maneiras de utilizar o Skype em sala de aula

O Skype é uma ferramenta inteligente que permite que você faça chamadas de longa distância e funciona bem com internet wi-fi. Confira 50 maneiras inteligentes de usá-lo em sala de aula


ImprimirImprimirEnviar a un amigo EnviarPDFPDF

imagen-relacionada

Crédito: Shutterstock.com

O Skype deve ser um aliado dos professores. Mas como usá-lo para fazer mais do que apenas chamadas? Confira 50 maneiras inteligentes de utilizar o Skype em sala de aula

 

O Skype é uma ferramenta que tem crescido regularmente. Muitos já substituíram o Messenger por ele, uma vez que ele funciona bem com os produtos da Apple e é uma maneira barata de fazer chamadas de longa distância. Além disso, ele funciona bem com internet wi-fi e a qualidade do vídeo tem melhorado cada vez mais.

 

» Vídeo: 4 dicas para se dar bem em uma entrevista por Skype
» 8 dicas de organização para professores
» 15 dicas do Google+ para professores

 

Por isso, o Skype pode ser um aliado dos professores. Mas como usá-lo para fazer mais do que apenas chamadas? Confira 50 maneiras inteligentes de utilizar o Skype em sala de aula:

 

 

Colaboração

50 maneiras de utilizar o Skype em sala de aula - 1. Outras salas de aula

Você pode utilizar o Skype para se comunicar com outras salas de aula e combinar os assuntos a serem estudados. A interdisciplinaridade é cada vez mais valorizada pelos vestibulares e Enem, e é essencial investir nela.

 

 

50 maneiras de utilizar o Skype em sala de aula - 2. Praticar idiomas

Conecte-se com estrangeiros em aulas de idiomas para que os alunos possam escutar a pronúncia de um nativo. Além disso, ele também pode ajudar com palavras do cotidiano e estruturas gramaticais da língua.

 

 

50 maneiras de utilizar o Skype em sala de aula - 3. Peace One Day

A iniciativa do Skype vai além das salas de aulas e pretende conscientizar os jovens para um mundo melhor.

 

 

50 maneiras de utilizar o Skype em sala de aula - 4. Around the World with 80 Schools

O Skype oferece uma plataforma que permite conectar-se com 80 escolas do mundo inteiro para trocar experiências culturais.

 

 

50 maneiras de utilizar o Skype em sala de aula - 5. Talk about the weather

Esse projeto do Skype estimula a colaboração entre estudantes do mundo inteiro para fazerem anotações do clima em sua localização e depois trocar essas informações com os participantes do programa.

 

 

50 maneiras de utilizar o Skype em sala de aula - 6. Collaborative poetry

Com essa tarefa, você pode se conectar e compartilhar suas poesias escritas no papel por vídeo.

 

 

50 maneiras de utilizar o Skype em sala de aula - 7. Entrevistas de emprego

O Skype é uma ótima maneira de simular entrevistas. A escola tem cada vez mais sido criticada por não preparar os alunos para o mundo corporativo. Portanto, use o Skype para ajudá-lo nessas tarefas.

 

 

50 maneiras de utilizar o Skype em sala de aula - 8. Gaming

Com esses games, você pode fazer com que seus alunos joguem de forma interativa e até com estrangeiros.

 

 

50 maneiras de utilizar o Skype em sala de aula - 9. Concurso

Você pode realizar concursos por meio do Skype. Desafie seus alunos e presenteie-os com livros e outros prêmios educativos para competirem sobre certo assunto via Skype.

 

 

50 maneiras de utilizar o Skype em sala de aula – 10. Debate

Similarmente, o Skype pode ser utilizado como um ótimo fórum para discussões e debates sobre certo assunto.

 

 

50 maneiras de utilizar o Skype em sala de aula – 11. Colaboração musical

Esse é mais um dos projetos educativos do Skype. Por meio deste, você pode colaborar com outras escolas e estudantes para criarem lindas músicas juntos.

 

 

50 maneiras de utilizar o Skype em sala de aula – 12. Conheça as pessoas do seu bairro

Algumas escolas nos Estados Unidos têm trabalhado fortemente com colaboração via Skype. Além disso, muitos alunos que estudam em escolas próximas fizeram amizades e passaram a se ajudar por meio da ferramenta.

 

 

50 maneiras de utilizar o Skype em sala de aula – 13. Fuso-horário

O Skype é uma ótima maneira de colaboração internacional. Nesse intercâmbio, os fusos-horários ficam mais evidentes, o que é ótimo para as aulas de geografia.

 

 

50 maneiras de utilizar o Skype em sala de aula – 14. PSP

Quem é aficionado pelo PlayStation também pode usar o Skype. Dessa forma, o aprendizado via Skype fica mais fácil ainda.

 

 

50 maneiras de utilizar o Skype em sala de aula – 15. Mystery call

Com essa ferramenta, você pode se conectar com outras escolas e desafiar seus alunos sobre a localidade das outras pessoas, com elas oferecendo algumas dicas da localização da escola parceira.

 

 

50 maneiras de utilizar o Skype em sala de aula – 16. Tarefas específicas

Cada chamada é um aprendizado. Imagine com quantas pessoas você pode falar no mundo inteiro por meio do Skype. Porém, não deixe seus alunos escutarem passivelmente. Faça com que eles anotem, postem em suas redes sociais palavras-chaves, façam resumos sobre o que aprenderam, etc. Escolha uma tarefa específica para cada aluno.

 

 

50 maneiras de utilizar o Skype em sala de aula – 17. Batalha naval

Você pode jogar batalha naval com seus alunos e, ao mesmo tempo, ensiná-los sobre os eixos X e Y do plano cartesiano enquanto se divertem.

 

 

Colaboração

50 maneiras de utilizar o Skype em sala de aula – 18. Conferência com os pais

Não faça os pais dos seus alunos perderem tempo e dinheiro indo à escola. Por que não marcar uma reunião via Skype?

 

 

50 maneiras de utilizar o Skype em sala de aula – 19. Bibliotecários

Se seus alunos quiserem alguma indicação de livro ou de pesquisa, pode ser uma boa ideia conversar com o bibliotecário da escola. Se ele ficar online durante o expediente, estará facilitando a vida de muitos estudantes.

 

 

50 maneiras de utilizar o Skype em sala de aula – 20. Conselheiro vocacional

Da mesma forma, o conselheiro vocacional deveria ficar online durante o expediente. O aluno pode marcar uma reunião por mensagens instantâneas. O encontro pode ser pessoal ou até por web-cam no Skype.

 

 

50 maneiras de utilizar o Skype em sala de aula – 21. Podcasts

As conversas via Skype podem ser gravadas pelo próprio computador e render um material útil na hora de estudar e pode ajudar até na memorização. Uma dica é criar podcasts e disponibilizá-los na internet.

 

 

50 maneiras de utilizar o Skype em sala de aula – 22. Vídeos

Diversos plug-ins do Skype permitem a usuários gravar vídeos de apresentações, leituras e explicações. Os estudantes que faltarem podem ter esse material disponível e estudar em casa.

 

 

50 maneiras de utilizar o Skype em sala de aula – 23. Ajudar na lição de casa

O professor pode combinar um horário de tarde para ficar online e ajudar os alunos com a lição de casa ou fazer um plantão de dúvidas na véspera das provas.

 

 

50 maneiras de utilizar o Skype em sala de aula – 24. Ética no Skype

As mídias sociais estão cada vez mais presentes na vida dos jovens. Por isso, é importante saber como se portar no Skype e é obrigação do professor ensinar isso a eles.

 

 

50 maneiras de utilizar o Skype em sala de aula – 25. Skype na sala de aula

O Skype permite que você trabalhe com projetos internacionais, com tutoriais, apresentações, discussões, provas orais ou vídeo-conferências.

 

 

50 maneiras de utilizar o Skype em sala de aula – 26. Reduzir faltas

Se os alunos estão assistindo a aula por Skype, eles praticamente não faltaram. Lógico que isso não pode se tornar um hábito e deve ser justificado. Mas pelo menos eles podem assistir às aulas sem perder o conteúdo.

 

 

50 maneiras de utilizar o Skype em sala de aula – 27. Apresentações

O aluno pode fazer a apresentação do trabalho dele não necessariamente só para o professor presente, mas para outros especialistas que podem assistir via Skype e até aos pais do aluno.

 

 

50 maneiras de utilizar o Skype em sala de aula – 28. Grupos de estudo

Os alunos podem colaborar entre si para fazer as lições de casa ou trabalhos utilizando o Skype, ao invés de se marcar encontros. Isso poupa tempo e dinheiro.

 

 

50 maneiras de utilizar o Skype em sala de aula – 29. Conectar-se com estudantes de matérias e idades variadas

Pode ser interessante que salas se conectem. Uma matéria pode ser parecida e até para os mais novos sentirem como é o ritmo dos mais velhos. Aproprie-se da comunicação das formas mais variadas possíveis.

 

 

50 maneiras de utilizar o Skype em sala de aula – 30. Ajudar em intercâmbios

Muitas escolas realizam intercâmbios culturais. É essencial providenciar chamadas com a família acolhedora desses estudantes e aproveitar a experiência cultural enriquecedora. Por que não usar o Skype para isso?

 

 

Conecte-se

50 maneiras de utilizar o Skype em sala de aula – 31. Crítica de arte

Marque um horário com críticos ou entendedores de arte para que eles possam comentar seus trabalhos. O Skype permite que você compartilhe sua tela com alguém, por isso, ele é uma boa ferramenta para esse tipo de feedback.

 

 

50 maneiras de utilizar o Skype em sala de aula – 32. Entrevistas

Como professor, você pode convidar especialistas sobre o assunto que você estiver ensinando. Para facilitar e não ter que trazê-lo à escola, você pode agendar a apresentação ou entrevista por Skype.

 

 

50 maneiras de utilizar o Skype em sala de aula – 33. Conhecer museus

Alguns museus americanos disponibilizam uma visita por Skype. Ou seja, você pode marcar 45 minutos de visita ao vivo com um guia e a sala inteira assistir. O York Archaeological Trust é um exemplo de museu que faz isso.

 

 

50 maneiras de utilizar o Skype em sala de aula – 34. Convidar professores

Muitos professores aceitariam dar uma aula por Skype. Sairia muito mais barato do que contratá-los para vir, de fato, até a escola. Por exemplo, o professor de literatura quer explicar como Freud influenciou esta matéria, mas não se sente confortável para falar de psicologia. Por que não trazer um psicólogo para explicar? O Skype facilita e barateia esse processo.

 

 

50 maneiras de utilizar o Skype em sala de aula – 35. Apresentações e jogos

Não é sempre que um avô ou tio pode assistir à peça teatral ou a final do campeonato de futebol da escola. Por que não transmitir esses eventos por Skype?

 

 

50 maneiras de utilizar o Skype em sala de aula – 36. Clubes da leitura

Incentive seus alunos a criarem grupos de leitura e marcarem um horário para lerem poesia ou comentarem sobre livros que estão lendo. O Skype pode facilitar tudo isso.

 

 

50 maneiras de utilizar o Skype em sala de aula – 37. Aulas de música

Nem sempre professores de música conseguem reunir alunos suficientes para fechar uma sala de aula. Esse problema está em partes resolvido com a possibilidade de chamadas com áudio e vídeo pelo Skype.

 

 

50 maneiras de utilizar o Skype em sala de aula – 38. Crescimento profissional

Você como professor também pode criar ou frequentar cursos via Skype. Dessa forma, você pode economizar dinheiro se estiver estudando e ganhar um dinheiro extra se estiver ensinando.

 

 

50 maneiras de utilizar o Skype em sala de aula – 39. Saraus digitais

Por que não fazer um sarau digital via Skype? A cada encontro, um aluno deve ler algumas poesias. Aproveite o fato de o aluno estar acostumado com tecnologia e aumenta a cultura dele pela plataforma digital.

 

 

50 maneiras de utilizar o Skype em sala de aula – 40. Contar histórias

Essa dica é ótima para alunos do jardim de infância e da pré-escola. Leia histórias para crianças de todos os lugares do mundo ou para aquelas que estão em casa doentes.

 

 

50 maneiras de utilizar o Skype em sala de aula – 41. Reuniões públicas

Pesquise sobre fóruns, reuniões públicas ou discursos para certificar-se de que eles podem ser transmitidos via Skype e faça com que os alunos presenciem eventos marcantes na história do Brasil e do mundo ao vivo.

 

 

Ferramentas para o Skype

Confira algumas ferramentas para botar todas as dicas acima em prática:

 

 

50 maneiras de utilizar o Skype em sala de aula – 42. Skype in the Classroom

Essa rede social permite que os alunos e professores colaborem em diversas atividades.

 

 

50 maneiras de utilizar o Skype em sala de aula – 43. ePals Global Community

Essa comunidade social permite que você compartilhe experiências e tarefas ou realizar chamadas com professores e alunos interessados em aprendizagem digital.

 

 

50 maneiras de utilizar o Skype em sala de aula – 44. IDroo

Essa ferramenta é ótima para criar apresentações e funciona bem com sessões de aulas colaborativas.

 

 

50 maneiras de utilizar o Skype em sala de aula – 45. Skype Office Toolbar

Essa ferramenta permite que você compartilhe arquivos com outros professores e alunos de maneira muito mais rápida do que o convencional.

 

 

50 maneiras de utilizar o Skype em sala de aula – 46. Google suite

Aulas colaborativas normalmente podem se beneficiar dos recursos que o Google oferece, como Google Maps, Docs e Tradutor.

 

 

50 maneiras de utilizar o Skype em sala de aula – 47. Skyremote

Essa ferramenta permite que você possa acessar o computador de outros, o que é ótimo para aulas colaborativas.

 

 

50 maneiras de utilizar o Skype em sala de aula – 48. Vodburner

Use essa ferramenta para gravar vídeos de palestras, passeios, eventos especiais, e outros para mostrar aos seus alunos e enriquecer suas aulas.

 

 

50 maneiras de utilizar o Skype em sala de aula – 49. Hot Recorder

O Hot Recorder é ótimo para trabalhar com podcasts em conjunto com o Skype.

 

 

50 maneiras de utilizar o Skype em sala de aula – 50. telyHD

Com essa ferramenta, você pode conectar uma tevê HD ao computador e desfrutar de uma imagem muito melhor para enriquecer suas aulas.

 

 






RSS   


Comentarios para esta noticia

 

Publicidad

Publicidad