Crédito: Shutterstock.com

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, estão experimentando novo medicamento que permitiria eliminar o álcool do corpo em poucas horas. A pílula, divulgada na revista Nature Nanotechnology, já conseguiu resultados positivos em ratos de laboratório.

» Drinks com bebida light têm maior taxa de álcool, segundo estudo
» 5 coisas que você precisa saber sobre o álcool
» Beber álcool poderia aumentar expectativa de vida, apontam estudos

O medicamento se baseia na combinação de duas enzimas complementares em uma pequena cápsula que tem como objetivo acelerar a eliminação de álcool do organismo. De acordo com o principal autor da pesquisa, Yungefu Lu, essas duas enzimas alteram quimicamente o álcool no estômago e o processam de maneira similar ao que faz o fígado, mas com muito mais velocidade.

O resultado é que essas enzimas poderiam atuar como antídoto para a embriaguez, por meio da eliminação das toxinas produzidas pelo álcool, além de evitarem a ressaca.

Os cientistas colocaram as enzimas em uma cápsula de polímero de nanômetros de espessura, aproximadamente 100.000 vezes mais fina que um fio de cabelo humano. Esta “nanocápsula” é capaz de proteger as enzimas ao mesmo tempo em que permite que elas tenham acesso às moléculas de álcool.

Estudo mostra que misturar proteína com álcool pode aumentar o risco de câncer

O resultado é que os níveis de álcool no sangue após o consumo de cerveja e outra bebida alcoólica e, em seguida, o consumo do antídoto, baixam cerca de 15,8% em 45 minutos e 34,7% em um período de três horas.

Os pesquisadores acreditam que com essa pílula seria possível eliminar por completo a ressaca que geralmente aparece no dia seguinte ao consumo de bebidas alcoólicas em grandes quantidades.