• Quem é você?

Aprender um novo idioma acontece mais rápido com música, aponta estudo

(Crédito: Shutterstock.com).
De acordo com o estudo do pesquisador francês Daniel Schön, estudantes têm mais facilidade para aprender as palavras estrangeiras quando são cantadas do que quando elas aparecem em um discurso normal. E não só por causa da motivação que é atribuída à música. Os pesquisadores afirmam que isso acontece porque para ouvir músicas usamos a mesma área do cérebroque utilizamos para aprender línguas.

» Descubra qual a música certa para cada atividade que você pratica
» 4 ferramentas divertidas para fazer suas próprias músicas e gravações
» Que tipo de música você deve escutar no trabalho

Além disso, quando ouvimos uma música é mais fácil de lembrar a letra do que tentar memorizar essas palavras sem ritmo ou melodia. O estudo foi publicado na revista científica Cognition.

Para comprovar sua teoria, Schön realizou um experimento no qual foram utilizadas seis palavras "sem sentido", construídas a partir de 11 sílabas: Gimysy, Mimosi, Pogysi, Pymiso, Sipygy e Sysipi. A partir dessas palavras, ele criou um arquivo de som de 7 minutos. Ao todo, 26 indivíduos foram convidados a ouvir a gravação e identificar as palavras em uma lista. Os cientistas descobriram que o nível de precisão foi semelhante ao que teria sido tentar adivinhar. Ou seja, eles não tinham aprendido nada. No entanto, no segundo teste, em que as mesmas palavras foram "cantadas" com a entonação correta, um outro grupo com 26 participantes, em condições idênticas tinha aprendido 64% com mais sucesso.