Thursday :: 02 / 10 / 2014

AdemásNotícias | Arte por dia | Enem 2014 | Livros grátis | Cadastre-se | MAPA DEL SITIO

Reportaje : Redação

Todos os pontos que uma redação no vestibular deve ter

Redação no vestibular: o tema da redação

Não adianta usar bem os recursos linguísticos já aprendidos sem saber trabalhar o tema


ImprimirImprimirEnviar a un amigo EnviarPDFPDF

(Crédito: Jeka / Shutterstock.com)

(Crédito: Jeka / Shutterstock.com)

 

Adequação ao tema é um dos pontos mais importantes na redação. Não venha com temas ou frases prontas. Para a redação, não se estuda antes da prova. O tema muda sempre para desestimular aquele que trouxer textos prontos. "O aluno deve se surpreender com o tema", ressalta o doutor em letras e professor de redação na Faculdade Cásper LíberoWelington Andrade.

 

Por isso, não tente fugir do tema. Aborde assuntos que têm a ver com o tema e que o complementem. Normalmente, há dois tipos de tema. Aqueles que podem (e devem) ser extrapolados e os que não. Por exemplo, a redação da Fuvest de 2011 foi sobre altruísmo. É, obviamente, um tema a ser explorado e abordado de diversas maneiras. Quanto mais variado, melhor.

 

O outro tipo é aquele que não admite inúmeras interpretações. Por exemplo, pobreza ou desigualdade social. É algo mais concreto. Seu dever é discorrer sobre aquilo e pronto. Normalmente, os temas polêmicos são menos amplos. Por exemplo, "dar ou não esmola?". A redação deve apresentar argumentos para "sim" e "não" e, se o candidato desejar, ele pode dar sua opinião no final. Repare que não há inúmeras interpretações para o modelo de tema.

 

 


Publicidad

Publicidad