Saturday :: 25 / 10 / 2014

MaisNotícias | Arte por dia | Enem 2014 | Livros grátis | Cadastre-se | MAPA DO SITE

Reportaje : Vestibular

Confira a correção completa da prova da Fuvest 2012

Gabarito Fuvest 2012: Questões de 41 a 50

A prova da Fuvest 2012 foi aplicada neste domingo, às 13h (horário de Brasília), com 5 horas de duração


ImprimirImprimirEnviar a un amigo EnviarPDFPDF

 

Confira abaixo as respostas das questões de 41 a 50 da prova da Fuvest 2012, aplicada neste domingo (27):

 

» Todas as notícias sobre a Fuvest

 

Questão 41 - Primeira fase Fuvest 2012:

Resposta: A

Em uma questão típica de literatura comparada, foi exigido do candidato que identificasse com qual outra personagem feminina a personagem Rita Baiana mais se assemelhava. Embora muito distintas entre si, a resposta correta relacionava Ritinha e Iracema quanto à sedução exótica brasileira que exerciam sobre personagens de origem portuguesa.

Uma alterativa que poderia gerar confusão é a que relaciona Rita a Vidinha, dadas suas semelhanças. Essa alternativa mostrava-se equivocada, pois Vidinha não foi responsável por um desencaminhamento de Leonardo.

 

Questão 42 - Primeira fase Fuvest 2012:

Resposta: E

A questão 42 exigia do candidato uma razoável capacidade de interpretação para identificar quais expressões destacadas se relacionavam ao desenvolvimento de uma borboleta. Dos itens oferecidos, todos se relacionavam com a crisálida, elemento de comparação com a personagem Jerônimo.

 

Questão 43 - Primeira fase Fuvest 2012:

Resposta: D

Novamente um conhecimento sobre o contexto histórico do momento da produção do romance “O Cortiço” foi necessário. Nessa questão, o candidato deveria identificar com qual tipo social Jerônimo poderia ser relacionado. A alternativa D era a correta, considerando que Jerônimo era um imigrante português, branco e pobre, que veio ao Brasil para tentar ganhar a vida, mas foi vítima da influência (determinismo) de um meio corrompido.

 

Questão 44 - Primeira fase Fuvest 2012:

Resposta: C

Em outra questão que exigia conhecimento sobre o contexto social e ideológico de “O Cortiço”, o candidato deveria identificar que traço cultural da sociedade brasileira, do final do século XIX, se originou da escravidão. Das alternativas, a C mostra-se correta, pois está relacionada à ideia de que o trabalho, sendo uma atividade realizada por escravos (base da pirâmide social), não consistia em uma atividade “nobre”, “valiosa”.

 

Questão 45 - Primeira fase Fuvest 2012:

Resposta: D

A questão exigia do candidato a identificação da região geográfica a qual se referia o trecho destacado. Como o enredo se passa no Rio de Janeiro e apenas a Serra do Mar se localiza no Sudeste, a alternativa D é a correta.

 

Questão 46 - Primeira fase Fuvest 2012:

Resposta: B

A questão 46 exigia que o candidato identificasse qual alternativa apresentava a interpretação correta do trecho destacado. A alternativa A é equivocada, pois traz um trecho informal, enquanto o narrador utiliza linguagem formal. A alternativa C é equivocada, pois o verbo patentear pode ser melhor substituído pelo verbo conferir. A alternativa D é equivocada, pois “posto que em detrimento” pode ser substituído por “ao contrário de”.

A alternativa E é equivocada pois o prefixo im- apresenta valor negativo em imprudente, que não corre em imposições. Resta-nos, portanto, a alternativa B como correta.

 

Questão 47 - Primeira fase Fuvest 2012:

Resposta: D

Através da leitura do texto base, especificamente, “mas fora apenas provocado por uma burguesia comercial sedenta de lucros, e que não encontrava no reduzido território pátrio satisfação à sua desmedida ambição” e “Esgotadas as possibilidades do reino com as pródigas dádivas reais, restou apenas o recurso da expansão externa para contentar os insaciáveis companheiros de D. João I”, infere-se que Portugal tinha preocupações exclusivamente comerciais.

 

Questão 48 - Primeira fase Fuvest 2012:

Resposta: C

O texto de Caio Prado Júnior foi organizado em uma série de períodos que explicavam o papel da burguesia nos processos de colonização portuguesa. Como, neste caso, as funções do pronome é substituir e retomar os termos, o contexto evidenciado permite apenas a relação entre “ela” e “esta burguesia”.

 

Questão 49 - Primeira fase Fuvest 2012:

Resposta: D

Um dos usos comuns do presente do indicativo é a revelação de um presente histórico, contextualizado pelo próprio gênero. É o caso do verbo “enche” no texto de Caio Prado Júnior.

 

Questão 50 - Primeira fase Fuvest 2012:

Resposta: A

Jacinto, homem de seu tempo, erudito, privilegiado social e economicamente, ao tomar contato com a simplicidade restauradora do mundo da natureza e depois de presenciar os males da pobreza em suas próprias terras, procurou auxiliar os mais necessitados e recebeu a alcunha de “Pai dos Pobres”. Sua formação científica e urbana serviu como ferramenta das práticas que ele aplicou em suas terras.

 

 


Publicidad

Publicidad