Sunday :: 23 / 11 / 2014

MaisNotícias | Arte por dia | Enem 2014 | Livros grátis | Cadastre-se | MAPA DO SITE

Reportaje : Enem 2012

Mapeamos o Enem: De 98 a 2011, confira a análise dos temas das redações do Enem

Interpretação do tema redação Enem 1998: Viver e Aprender

Confira as possíveis interpretações que podem ser usadas para cada tema de redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), nas edições de 1998 a 2011. O tema de 1998 foi "Viver e Aprender"


ImprimirImprimirEnviar a un amigo Enviar

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

 

A Universia Brasil, maior rede ibero-americana de colaboração universitária presente em 23 países, menciona e explica todos os temas de redações das últimas edições do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para que você direcione melhor seus estudos para a prova de 2012. Os temas foram analisados e interpretados pela professora Cida Custódio, do cursinho Objetivo Paulista, para facilitar o desenvolvimento do seu texto na hora da prova.

 

» Tudo sobre o Enem 2012
» Arte deve cair no Enem 2012
» Mapeamos o ENEM: o que cai na prova de português
» Mapeamos a prova de redação do Enem

 

Para o tema Viver e aprender cobrado no Enem em 1998 (Baixe aqui a prova de redação do Enem de 98), o estudante deveria analisar de maneira crítica o sentido da vida.

 

Segundo a professora Cida, entre as opções de desenvolvimento seria apresentar o texto de maneira otimista, assim como a música oferecida pela banca como texto base, sempre fazendo uma ressalva dos obstáculos inerentes à vida e a contraposição. “A música de Gonzaguinha neste caso é sinônimo de aprendizado”, afirma.

 

A professora lembrou ainda que este é um tema amplo, e que a banca do Enem estava extremamente positiva.

 

 


Suscríbete a nuestro boletín de noticias


Publicidad

Publicidad