Wednesday :: 01 / 10 / 2014

AdemásNotícias | Arte por dia | Enem 2014 | Livros grátis | Cadastre-se | MAPA DEL SITIO

Reportaje : Enem 2012

Mapeamos o Enem: De 98 a 2011, confira a análise dos temas das redações do Enem

Interpretação do tema redação Enem 2011: Viver em rede no século XXI

Confira as possíveis interpretações que podem ser usadas para cada tema de redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), nas edições de 1998 a 2011. O tema de 2011 foi "Viver em rede no século XXI. Os limites entre o público e o privado"


ImprimirImprimirEnviar a un amigo EnviarPDFPDF

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

 

Para o tema de redação "Viver em rede no século XXI. Os limites entre o público e o privado" que caiu na prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2011, a professora Cida Custódio, do cursinho Objetivo Paulista, sugere que o aluno, com suas argumentações, seja capaz de mostrar como estabelecer o limite entre o público e o privado. "Existe a possibilidade de convivência harmoniosa entre o público e o privado. Cada indivíduo deve fazer suas escolhas para mantê-la", afirma.

 


» Tudo sobre o Enem 2012
» Arte deve cair no Enem 2012
» Mapeamos o ENEM: o que cai na prova de português
» Mapeamos a prova de redação do Enem

 

Como opção de desenvolvimento, o candidato poderia citar alguns exemplos de exposição sem reservas provando que isso é um comportamento de risco. Para dar mais credibilidade ao texto, fatos atuais como a primavera árabe e proibição de internet em Cuba são uma alternativa.  (Baixe aqui a prova de redação do Enem de 2011 (I) e Baixe aqui a prova de redação do Enem de 2011 (II))

 

Respondendo a pergunta e, consequentemente dando uma solução ao tema proposto, o estudante deveria indicar um sistema de controle sempre respeitando a liberdade de expressão.

 

 


Publicidad

Publicidad