(Crédito: Shutterstock.com)

Você sonha em estudar Física com os professores das melhores universidades do mundo? Com a ajuda da Universia Brasil, esse sonho pode se tornar realidade. Reunimos os cursos online e gratuitos de Física das grandes instituições do Brasil e do mundo. Confira a lista de cursos oferecidos:

• Física Geral II (Unesp) - Veduca - Curso aborda gravitação e massa, entre outras coisas.
  •

• Uma Introdução Descritiva à Física (UC Berkeley) - YouTube - iTunes Vídeo - iTunes Áudio

• Física Clássica (IIT Madras) - YouTube - Site oficial
  •

• Explorando Buracos Negros: Relatividade Geral e Astrofísica (MIT) - YouTube - iTunes Vídeo - Site oficial - Este curso é um estudo dos efeitos físicos nas proximidades de um buraco negro, como base para a compreensão geral da relatividade, astrofísica, e elementos de cosmologia.

• Introdução Descritiva à Física (UC Berkeley) - iTunes Vídeo - iTunes Áudio
  •

• Fundamentos da Física (Yale University) - YouTube - iTunes - Download do curso - Este curso fornece uma introdução completa aos princípios e métodos da física para os estudantes que têm uma boa preparação em física e matemática.
  •

• Fundamentos da Física II (Yale University) - YouTube - iTunes Vídeo - iTunes Áudio - Site oficial - Uma continuação do curso acima, sobre os princípios e os métodos da física.
  •

• Introdução à Astrofísica (UC Berkeley) - iTunes - YouTube - Este curso aborda estruturas fundamentais de dados dinâmicos, incluindo listas lineares e outras estruturas relacionadas.

• Introdução à Cosmologia e Física de Partículas (Caltech) - Site oficial

• Introdução à Cosmologia (UC Berkeley) - iTunes
  •

• Introdução à Astronomia do Sistema Solar (Ohio State) - iTunes - Site oficial - O curso resume a cosmologia científica moderna, incluindo a discussão de estrelas, da Via Láctea, dos buracos negros, da matéria escura, do big bang, e das provas para a nossa compreensão atual do universo.

• Física Introdutória (UC Berkeley) - iTunes
  •

• Física Teórica Moderna: Mecânica Clássica (Stanford University) - iTunes - YouTube - Este curso explora os fundamentos teóricos essenciais da física moderna, dando ênfase à Mecânica Clássica.
  •

• Física Teórica Moderna: Mecânica Quântica (Stanford University) - iTunes - YouTube - Uma continuação do curso anterior, focado na Mecânica Quântica.
  •

• Física Teórica Moderna: Relatividade Especial (Stanford University) - iTunes - YouTube - Ainda como parte do curso de Física Teórica moderna, este é direcionado à Relatividade Especial.
  •

• Física Teórica Moderna: Einstein (Vídeo) (Stanford University) - iTunes - YouTube
  •

• Física Teórica Moderna: Cosmologia (Vídeo) (Stanford University) - iTunes - YouTube
  •

• Física Teórica Moderna: Mecânica Estatística (Vídeo) (Stanford University) - iTunes - YouTube

• Eletrodinâmica Quântica (University of Aucklan) - Site oficial
  •

• Entrelaçamento Quântico Parte 1 (Stanford University) - iTunes - YouTube - Este curso foca nos fundamentos da mecânica quântica, o entrelaçamento, teoremas de Bell, elementos de computação quântica, teletransporte quântico e material similar.
  •

• Entrelaçamento Quântico Parte 3 (Stanford University) - iTunes - YouTube - Continuação do curso anterior.
  •

• Mecânica Quântica (Oxford University) - iTunes - Site oficial - O curso explica como as probabilidades são obtidas a partir de amplitudes quânticas e por que dão origem a interferência quântica, além de falar sobre o conceito de um conjunto completo de amplitudes e como esta define um "estado quântico".

• Mecânica Quântica (UC Davis) - iTunes - Site oficial
  •

• Física Quântica Explicada de Maneira Relativamente Simples (Cornell University) - Videos - A apresentação faz uso de matemática limitada enquanto incide sobre as perspectivas pessoais e históricas de um dos principais arquitetos da teoria quântica, cuja carreira em física se estende por 75 anos.

• Teoria Quântica (IIT Madras) - YouTube - Site oficial
  •

• Física: Mecânica Clássica (MIT) - iTunes - Vídeo - YouTube - Site oficial - Para formandos em física que ainda estão no primeiro semestre, este curso aborda a Mecânica Newtoniana, a Mecânica dos Fluidos, a Teoria Cinética dos Gases, entre outros assuntos.
  •

• Física para Futuros Presidentes (UC Berkeley) - YouTube - Site oficial - Este curso aborda os temas mais importantes da física, destacando o entendimento conceitual ao invés de matemática, com aplicações para os acontecimentos atuais.
  •

• Física para o Século 21 (Universidade de Harvard) - Site oficial - O curso explora as fronteiras da física através de vídeos, simulações interativas e um Guia do Facilitador completo que trabalham juntos para apresentar uma visão geral das principais áreas de rápido avanço do conhecimento no campo, organizadas a partir da escala sub-atômica para a cosmológica.
  •

• Ciência e Culinária: Da Haute Cuisine para a Ciência Soft Matter (Universidade de Harvard) - YouTube

• Raios-X e Radiação Ultravioleta Extrema (UC Berkeley) - YouTube
  •

• Estrelas, Galáxias e o Universo (Ohio State) - iTunes - Site oficial - Astronomia, estrelas, galáxias e o universo é parte de um curso de Astronomia Introdutória para não-formandos em ciência que foi apresentado na Universidade Estadual de Ohio.

•

• Teoria das Cordas, buracos negros, e as Leis da Natureza (Vídeo) (Universidade de Harvard) - Vídeos

• O caráter das Leis da Física (Cornell) - Site oficial - YouTube
  •

• O Universo Mecânico (Cal Tech) - PBS Vídeo - Esta série ajuda os professores a desmistificar a física, mostrando aos alunos com o que ela se parece.