Saturday :: 27 / 12 / 2014

AdemásNotícias | Arte por dia | Enem 2014 | Livros grátis | Cadastre-se | MAPA DEL SITIO

Noticia

Partituras a um clique

Obras da música erudita brasileira estão disponíveis na Internet


ImprimirImprimirEnviar a un amigo Enviar

Mais de 400 obras de autores antigos e aproximadamente 1200 peças contemporâneas de música erudita brasileira estão disponíveis na Internet no endereço do LAM (Laboratório de Musicologia do Departamento de Música da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo). O objetivo é oferecer ao visitante acesso às coleções de partituras de música brasileira da época colonial até hoje. "Como tínhamos uma boa quantidade de manuscritos e de obras, decidimos expor isso ao publico", diz o coordenador do departamento de música da USP, Lorenzo Mammi.

Estão disponíveis diversos materiais sobre a música sacra mineira dos séculos XVIII e XIX, manuscritos musicais e documentários sobre o compositor modernista Fructuoso Lima Vianna e do compositor Henrique Oswald. O grande destaque do site, no entanto, é a Base Minas. "O acervo tem obras raríssimas, que só estão disponíveis no nosso portal e que faz com que estrangeiros nos procurem para obter dados", diz o prof. Mammi. Trata-se de uma seção com partituras manuscritas, pertencentes em sua maioria ao século XIX e provenientes da região sul do estado de Minas Gerais. O catálogo permite várias opções de consulta, como: biografias sumárias de 45 compositores, links para a descrição das obras, dados, história, composições, informações sobre instrumentação, etc. Quem preferir também pode ouvir um trecho de algumas das 102 composições disponíveis na seção, como por exemplo "Ave Maria" e "Novena de Nossa Senhora".

O site também disponibiliza cópias das partituras em acervo que podem ser enviadas por e-mail. Vale lembrar que algumas partituras não podem ser copiadas devido ao estado de conservação ou às leis de direitos autorais. Para manter o projeto, a conservação e a divulgação do acervo, o Laboratório de Musicologia recebe atualmente o patrocínio da Fundação Vitã e da Fapesp, e trabalha com bolsistas Fapesp e SIã (programa das pró-reitorias de graduação e pós-graduação).

Confira tudo isso no endereço: Laboratório de Musicologia







RSS   


Comentarios para esta noticia

 

Suscríbete a nuestro boletín de noticias


Publicidad

Publicidad