Saturday :: 20 / 12 / 2014

AdemásNotícias | Arte por dia | Enem 2014 | Livros grátis | Cadastre-se | MAPA DEL SITIO

Noticia

Estudantes de Medicina da PUC-Camp realizam encontro de Ligas Médicas nesta segunda


ImprimirImprimirEnviar a un amigo Enviar

As ligas médicas, uma tradição da Faculdade de Medicina da PUC-Campinas (Pontifícia Universidade Católica de Campinas), realizam seu primeiro encontro, de 17 (segunda-feira) a 21 de junho, das 18h30 às 21h, no Anfiteatro do Campus II, ao lado da Faculdade de Odontologia. O encontro é aberto a estudantes de Medicina de outras faculdades. Tem por objetivo ampliar a participação dos alunos das 10 ligas existentes na PUC e estimular a criação de novas ligas. As inscrições podem ser feitas no local do evento. Cobra-se taxa de R$ 10,00.

As ligas médicas são órgãos associativos que congregam alunos com interesse comum em uma mesma área. Destinam-se ao aprofundamento de estudo das disciplinas vinculas a determinada especialidade, por meio de reuniões periódicas, palestras com especialistas, discussões de casos, apresentação de trabalhos científicos, acompanhamento ao atendimento de pacientes, entre outros. Todas as ligas são conduzidas por professores especialistas e subordinadas à disciplina a que se dedicam. Mas a iniciativa é extra-curricular e deve vir dos estudantes.

Entre vários benefícios, as ligas ajudam a disponibilizar informações sobre eventos médicos. "Muitos desses eventos implicam em gastos com taxas de inscrição, viagens e hospedagem. Nem todos têm como participar. Então nós nos organizamos e enviamos um dos integrantes, que se encarrega de trazer o máximo de informações para os demais colegas", diz Paulo Lázaro de Morãs, coordenador do Diretório Acadêmico Samuel Pêssoa, responsável pela organização do evento.

Algumas ligas, como é o caso da Liga do Trauma, organiza eventos nacionais vinculados a ligas da mesma área de outras faculdades de Medicina. A Liga do Trauma é também a mais numerosa, com cerca de cinqüenta integrantes. É presidida pelo quartanista Ravendra Moniz, descendente de indianos. "A grande procura por nossa liga se deve ao fato de ser uma área de interesse geral e que se relaciona com as diferentes especialidades médicas", explica Moniz.
Os alunos que integram uma liga ganham gosto pela experiência e participam de outras ligas em etapa seguinte.

É o caso do quintanista Arnaldo Amstalden Neto. Ele já fez parte da Liga de Moléstias do Aparelho Digestivo, da Liga do Trauma e, recentemente, ajudou a criar a Liga de Urologia, área na qual pretende se especializar. "A participação das ligas ajuda o estudante a se definir e adiciona experiência à sua formação", diz Amstalden.
A professora Maura Bressan, orientadora da Liga de Dermatologia, também destaca a importância das ligas para o amadurecimento do aluno. "Quem já passou por elas chega à residência médica já ciente do que quer", diz ela. Maura acrescenta que os participantes das ligas também prestam importante auxílio às práticas de monitoria.

As ligas contam com apoio da direção da Faculdade de Medicina. "É uma atividade extra-curricular de fundamental importância para o curso, especialmente por ser iniciativa dos alunos", diz a diretora Glória Tedrus.
O Campus II, onde será realizado o encontro, fica na avenida John Boyd Dunlop, s/n, Jardim Ipaussurama.

AS 10 LIGAS MÉDICAS DA PUC-CAMPINAS:
·Grupo de Estudo de Endocrinologia
·Liga Acadêmica de Urologia
·Liga de Trauma
·Centro de Pesquisa em Coloproctologia
·Liga de Dermatologia
·Liga de Cardiologia
·Liga de Oncologia
·Liga de Moléstias do Aparelho Digestivo
·Liga de Farmacologia
·Liga de Oftalmologia

Fonte: PUC-Camp







RSS   


Comentarios para esta noticia

 

Suscríbete a nuestro boletín de noticias


Publicidad

Publicidad