Saturday :: 23 / 08 / 2014

MaisNotícias | Arte por dia | Enem 2014 | Livros grátis | Cadastre-se | MAPA DO SITE

Noticia

O que é o programa Fome Zero

Saiba quais as frentes de atuação do projeto do Governo Federal


ImprimirImprimirEnviar a un amigo EnviarPDFPDF

Uma das principais promessas da campanha de Luiz Inácio Lula da Silva para a Presidência do Brasil foi a de erradicar a fome no país. Assim que tomou posse no cargo, em 01 de janeiro de 2003, manteve o discurso e prometeu que todos os brasileiros teriam condições de fazer três refeições diárias.

No dia 30 de janeiro daquele ano, lançou o Programa Fome Zero, com ótima repercussão internacional, que consiste em uma política integrada de segurança alimentar para o país, abrangendo geração de emprego, renda mínima, distribuição de alimentos e alfabetização de adultos. O órgão que seria responsável pela coordenação também teve de ser criado, o Ministério Extraordinário de Segurança Alimentar e Combate à Fome, hoje aglutinado ao Ministério do Desenvolvimento Social.

O programa está hoje em 2369 municípios, atendendo, segundo o próprio presidente Lula, mais de um milhão de famílias. A atuação é feita em diversas frentes, criando canais alternativos de comercialização mais barata de alimentos, convênios com supermercados e sacolões, criação de cooperativas de consumo, apoio à agricultura alimentar, incentivo à produção para autoconsumo, combate ao desperdício, aumento de renda através de política de emprego, reforma agrária, programas bolsa-escola e renda mínima.

Há ainda as ações específicas, como o cartão de alimentação, através do qual cada família cadastrada recebe diretamente do governo (sem passar por prefeituras ou outra entidade) um depósito de R$ 50,00 para serem gastos com gêneros alimentícios. Além disso, as prefeituras que participam do programa Fome Zero devem priorizar a compra de alimentos para merenda escolar, hospitais, creches e restaurantes populares produzidos por agricultores familiares.

Para contatos ou informações, acesse www.fomezero.gov.br ou www.fomezero.org.br . A central de atendimento por telefone é no 0800-7072003





Tags:

Perfil:



RSS   


Comentarios para esta noticia

 

Publicidad

Publicidad