Notícias
No dia 30 de janeiro daquele ano, lançou o Programa Fome Zero, com ótima repercussão internacional, que consiste em uma política integrada de segurança alimentar para o país, abrangendo geração de emprego, renda mínima, distribuição de alimentos e alfabetização de adultos. O órgão que seria responsável pela coordenação também teve de ser criado, o Ministério Extraordinário de Segurança Alimentar e Combate à Fome, hoje aglutinado ao Ministério do Desenvolvimento Social.
O programa está hoje em 2369 municípios, atendendo, segundo o próprio presidente Lula, mais de um milhão de famílias. A atuação é feita em diversas frentes, criando canais alternativos de comercialização mais barata de alimentos, convênios com supermercados e sacolões, criação de cooperativas de consumo, apoio à agricultura alimentar, incentivo à produção para autoconsumo, combate ao desperdício, aumento de renda através de política de emprego, reforma agrária, programas bolsa-escola e renda mínima.
Há ainda as ações específicas, como o cartão de alimentação, através do qual cada família cadastrada recebe diretamente do governo (sem passar por prefeituras ou outra entidade) um depósito de R$ 50,00 para serem gastos com gêneros alimentícios. Além disso, as prefeituras que participam do programa Fome Zero devem priorizar a compra de alimentos para merenda escolar, hospitais, creches e restaurantes populares produzidos por agricultores familiares.
Para contatos ou informações, acesse www.fomezero.gov.br ou www.fomezero.org.br . A central de atendimento por telefone é no 0800-7072003
Leia também
- Perfil: Outros
- Entenda as 5 competências da redação do Enem04 de Julho de 2017
- Bolsas de estudos no exterior com inscrições abertas01 de Maio de 2017
- Resumo: Romantismo para Enem e vestibulares08 de Maio de 2017
- Literatura no Enem e nos vestibulares: os conteúdos mais importantes12 de Maio de 2017
- Os melhores filmes para aprender inglês04 de Maio de 2017
- Noticiário e atualidades 2017: 6 acontecimentos que viraram notícia e que podem cair no vestibular06 de Outubro de 2017
