Friday :: 24 / 10 / 2014

MaisNotícias | Arte por dia | Enem 2014 | Livros grátis | Cadastre-se | MAPA DO SITE

Noticia

Política e Verdade no Pensamento de Martin Heidegger

Livro de Pedro Rabelo Erber - Editora PUC-Rio, 2003


ImprimirImprimirEnviar a un amigo EnviarPDFPDF

SOBRE A OBRA

FICHA T?CNICA

Título:Política e Verdade no Pensamento de Martin Heidegger
Autor:
Pedro Rabelo Erber
Páginas: 120
Ano: 2003
1? edição


Editora PUC-Rio

Clique aqui para ler resenha do professor Alexandre Franco de Sá sobre o livro

O pensamento de Martin Heidegger (1889-1976) não pode ser entendido sem se considerar a relação entre política e verdade. Pode-se até mesmo dizer que a direção da política no mundo ocidental foi dada, sempre, pelo conceito metafísico de verdade. Isso valeu para os gregos, para os romanos, para o mundo moderno e vale, também, para os dias de hoje. Política e Verdade no Pensamento de Martin Heidegger, de Pedro Rabelo Erber, apresenta elementos inéditos em língua portuguesa sobre a filosofia de Martin Heidegger, a partir da complexa perspectiva da sua compreensão política.

Destinado ao público interessado em filosofia, história e política, esta publicação acompanha as diversas etapas da reflexão do filósofo alemão sobre o assunto. Aborda, inicialmente, o tratamento do tema em Ser e Tempo (1927), que considera a política como uma das dimensões existenciais do ser humano. Em seguida, trata do período da adesão do filósofo ao nacional-socialismo e examina o seu discurso de posse na reitoria da Universidade de Friburgo, em 1933.

O livro avalia a trajetória do filósofo, que se preocupou, na década de 1940, em explicar o conceito ocidental de política em sua relação à tradição metafísica. Revela, ainda, que a crise do mundo moderno, provocada pela revolução tecnológica, também foi analisada pelo filósofo.

Política e Verdade no Pensamento de Martin Heidegger trata de política, de filosofia, de filosofia política e de política filosófica; fixando alguns marcos no campo ainda pouco explorado de um pensamento da política elaborado fora dos parâmetros tradicionais. A obra oferece ao leitor um rico material para reflexão e para a discussão sobre um novo conceito de política.


* Texto de apresentação da Editora PUC-Rio para Política e Verdade no Pensamento de Martin Heidegger


SOBRE O AUTOR

Pedro Rabelo Erber (Rio de Janeiro, 1975) fez graduação em Filosofia na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e mestrado na PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro). Estudou na Universidade de Freiburg e foi pesquisador-visitante na Universidade de Tokyo.

ONDE ADQUIRIR

O livro Política e Verdade no Pensamento de Martin Heidegger está disponível para compras on-line pelo site da Edições Loyola. Clique aqui e vá direto à página de busca de obras do portal.







RSS   


Comentarios para esta noticia

 

Publicidad

Publicidad