Aviso de cookies

Por meio de cookies próprios e de terceiros, coletamos informações para fornecer melhores serviços a todos os usuários. Compilamos informações estatísticas sobre a sua navegação para mostrar uma publicidade que tenha relevância com seus hábitos de navegação. Sempre que quiser, poderá desativar os cookies do seu browser. Se continuar navegando, consideramos que aceita os termos da política de utilização de cookies.

text.compare.title

text.compare.empty.header

Notícias

 

Sobre o curso 

O curso de Administração da UFMG forma profissionais que têm perspectiva ampla e integrada da sua profissão, capazes de entender as organizações e seus processos, suas relações internas e com o meio ambiente, aptos a resolver os problemas de sua profissão de forma criativa e ética. 
A formação é ampla e crítica em relação ao processo do qual participa, pois a estrutura curricular prepara o futuro gestor para lidar não somente com técnicas e metodologias. O currículo está sendo flexibilizado para oferecer ao aluno a possibilidade de elaborar uma trajetória variada, de acordo com seus interesses. 

O curso é pluralista, com enfoque em quatro áreas profissionalizantes:

  • Finanças; 
  • Marketing; 
  • Produção; e 
  • Recursos Humanos. 

O aluno tem aulas não apenas de Matemática e Economia ? disciplinas básicas do curso ? mas também de Filosofia, Sociologia e Ciência Política. O estágio obrigatório, a partir do sexto período, é uma oportunidade para o aluno perceber, no dia-a-dia das instituições públicas e privadas, as várias oportunidades de trabalho que ele terá como gestor. 

A UFMG Consultoria Júnior prepara o aluno de Administração para atuar, de maneira integrada, nas várias áreas profissionalizantes, a partir do desenvolvimento de projetos de gestão e de 
consultoria.

área de atuação 

? amplo o campo de atuação do administrador, pois a presença desse profissional é necessária em todas as áreas da vida de uma empresa de pequeno ou grande porte; em órgãos públicos e em organizações não-governamentais ou do terceiro setor. 

  • Setor público - atua em funções de direção e coordenação de diferentes níveis da burocracia estatal e das empresas públicas. 
  • área privada - dirige uma empresa, exercendo a coordenação de diversas áreas com vistas a um objetivo geral. 
  • Financeira - analisa a conjuntura socioeconômica, desenvolve pesquisas e avalia riscos de novos investimentos e/ou condições de sobrevivência da instituição. 
  • Marketing - analisa a conjuntura socioeconômica, desenvolve pesquisas e estudos de mercado e supervisiona. Atua também nas áreas de desenvolvimento e gerência de produtos, distribuição, publicidade e vendas. 
  • Recursos humanos - promove o equilíbrio entre os objetivos organizacionais e os interesses e necessidades dos empregados. 

Laboratórios

Todas as salas de aula da Faculdade de Ciências Econômicas (FACE) são equipadas com data show. Além disso, a faculdade conta com seis laboratórios de informática que podem ser utilizados pelos alunos. A Agência de Empreendedorismo, uma incubadora de novas empresas voltadas para o setor de serviços e terceiro setor da FACE/UFMG, também representa uma oportunidade para os alunos exercerem atividades práticas. 

Um pouco de história 

O curso de Administração, pioneiro em Minas Gerais, foi criado em 1952 pela Congregação da Faculdade de Ciências Econômicas, com a denominação de Curso Extraordinário de Administração Pública. Em 1954, a Congregação criou, também como curso extraordinário, o de Administração de Empresas. Com a reforma universitária de 1968, os dois cursos fundiram-se no atual curso de Administração. 

Vida de profissional da Administração

"Sempre gostei de tomar iniciativas, de assumir liderança frente a desafios e achei que o curso de Administração poderia me ajudar a desenvolver as técnicas de liderança e conhecimento de negócios. Gostei muito do curso da UFMG, considero que ele dá uma visão muito boa de todas as áreas. Formei em 2002 e, há um ano e meio, trabalho com auditoria. O mercado está exigindo cada vez mais que o profissional tenha conhecimento e habilidades diversas. ? preciso saber inglês, ter facilidade em aprender, saber trabalhar em equipe e ser muito dedicado. Acredito que o mercado é bom, apesar de ser uma área muito invadida por outros profissionais."

Fonte: Pró-reitoria de Graduação da UFMG

  • Fonte:


Tags:
Comentar

Comentários

    Ver mais 20 resultados

    Comente

    Ver mais