Friday :: 28 / 11 / 2014

MaisNotícias | Arte por dia | Enem 2014 | Livros grátis | Cadastre-se | MAPA DO SITE

Noticia

Administração - UFMG

Ter iniciativa, facilidade para trabalhar em equipe e assumir lideranças diante dos desafios. Se você possui esse perfil, tem grandes chances de se tornar um bom administrador. Um profissional sempre atento aos acontecimentos e que busque soluções de gest


ImprimirImprimirEnviar a un amigo Enviar

Sobre o curso 

O curso de Administração da UFMG forma profissionais que têm perspectiva ampla e integrada da sua profissão, capazes de entender as organizações e seus processos, suas relações internas e com o meio ambiente, aptos a resolver os problemas de sua profissão de forma criativa e ética. 
A formação é ampla e crítica em relação ao processo do qual participa, pois a estrutura curricular prepara o futuro gestor para lidar não somente com técnicas e metodologias. O currículo está sendo flexibilizado para oferecer ao aluno a possibilidade de elaborar uma trajetória variada, de acordo com seus interesses. 

O curso é pluralista, com enfoque em quatro áreas profissionalizantes:

  • Finanças; 
  • Marketing; 
  • Produção; e 
  • Recursos Humanos. 

O aluno tem aulas não apenas de Matemática e Economia ? disciplinas básicas do curso ? mas também de Filosofia, Sociologia e Ciência Política. O estágio obrigatório, a partir do sexto período, é uma oportunidade para o aluno perceber, no dia-a-dia das instituições públicas e privadas, as várias oportunidades de trabalho que ele terá como gestor. 

A UFMG Consultoria Júnior prepara o aluno de Administração para atuar, de maneira integrada, nas várias áreas profissionalizantes, a partir do desenvolvimento de projetos de gestão e de 
consultoria.

área de atuação 

? amplo o campo de atuação do administrador, pois a presença desse profissional é necessária em todas as áreas da vida de uma empresa de pequeno ou grande porte; em órgãos públicos e em organizações não-governamentais ou do terceiro setor. 

  • Setor público - atua em funções de direção e coordenação de diferentes níveis da burocracia estatal e das empresas públicas. 
  • área privada - dirige uma empresa, exercendo a coordenação de diversas áreas com vistas a um objetivo geral. 
  • Financeira - analisa a conjuntura socioeconômica, desenvolve pesquisas e avalia riscos de novos investimentos e/ou condições de sobrevivência da instituição. 
  • Marketing - analisa a conjuntura socioeconômica, desenvolve pesquisas e estudos de mercado e supervisiona. Atua também nas áreas de desenvolvimento e gerência de produtos, distribuição, publicidade e vendas. 
  • Recursos humanos - promove o equilíbrio entre os objetivos organizacionais e os interesses e necessidades dos empregados. 

Laboratórios

Todas as salas de aula da Faculdade de Ciências Econômicas (FACE) são equipadas com data show. Além disso, a faculdade conta com seis laboratórios de informática que podem ser utilizados pelos alunos. A Agência de Empreendedorismo, uma incubadora de novas empresas voltadas para o setor de serviços e terceiro setor da FACE/UFMG, também representa uma oportunidade para os alunos exercerem atividades práticas. 

Um pouco de história 

O curso de Administração, pioneiro em Minas Gerais, foi criado em 1952 pela Congregação da Faculdade de Ciências Econômicas, com a denominação de Curso Extraordinário de Administração Pública. Em 1954, a Congregação criou, também como curso extraordinário, o de Administração de Empresas. Com a reforma universitária de 1968, os dois cursos fundiram-se no atual curso de Administração. 

Vida de profissional da Administração

"Sempre gostei de tomar iniciativas, de assumir liderança frente a desafios e achei que o curso de Administração poderia me ajudar a desenvolver as técnicas de liderança e conhecimento de negócios. Gostei muito do curso da UFMG, considero que ele dá uma visão muito boa de todas as áreas. Formei em 2002 e, há um ano e meio, trabalho com auditoria. O mercado está exigindo cada vez mais que o profissional tenha conhecimento e habilidades diversas. ? preciso saber inglês, ter facilidade em aprender, saber trabalhar em equipe e ser muito dedicado. Acredito que o mercado é bom, apesar de ser uma área muito invadida por outros profissionais."

Fonte: Pró-reitoria de Graduação da UFMG







RSS   


Comentarios para esta noticia

 

Suscríbete a nuestro boletín de noticias


Publicidad

Publicidad