Tuesday :: 30 / 09 / 2014

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Mais exercícios. Desta vez, para relaxar

Inclua, na sua preparação para o vestibular, estas dicas de alongamento e relaxamento


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Uma constante e terrível dor nos ombros. ? o sinal de que a ansiedade e o nervosismo pegaram você de jeito. E o que pior: querem acompanhá-lo durante todo o período em que você estará cara a cara com o último e mais importante desafio para ingressar na universidade: as provas do vestibular.

Mas livrar-se desta dor é mais fácil do que parece. A professora de Educação Física da PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), Aline Nogueira Haas, ensina exercícios levem que ajudam no relaxamento do corpo e aliviam a dor nos ombros. O mais legal é que eles podem ser feitos antes e durante os exames. Confira:

Na semana que antecede o vestibular

Momentos de tensão. Ao deitar, o vestibulando pensa somente em uma coisa: Vestibular. Para acalmar e evitar pesadelos, a dica é fazer um exercício de relaxamento:

  • Sentado na cama, inspire o ar com força até encher o pulmão e solte em seguida, pela boca, também com força. Repita o exercício 5 vezes

Relaxe através da respiração

Segue um dica de um exercício fácil de ser aplicado, que pode ser utilizado tanto durante a semana do exame como na hora em que as folhas de prova estacionam na sua frente. Funciona assim: respire profundamente marcando quatro tempos entre cada ação da respiração. Ou seja, inspire com calma, prestando atenção na respiração. Nesse processo, conte até quatro. Quando estiver com o pulmão cheio, faça a mesma contagem.

Solte o ar lentamente, sempre contando de um a quatro. Fique com o pulmão vazio pelo mesmo tempo e recomece o processo. Gradativamente, vá aumentando a contagem até fazê-la em oito tempos, sempre prestando muita atenção em todo o processo.

A a coordenadora do Laboratório de Orientação Profissional da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Dulce Helena Soares, que dá a receita, explica o porquê: "se a pessoa respira bem, calmamente, a respiração tranqüiliza. Esse processo leva cerca de cinco minutos e faz com que o candidato deixe de pensar em toda a pressão. Isso é bom para fazer antes de ir para prova, ou mesmo quando recebe o exame. Faz uma diferença incrível".

Na hora da verdade

Antes de começar a responder as questões da prova, faça uma sessão de um rápido auto-relaxamento e de alongamento. Os poucos minutos dedicados a este exercício não serão um desperdício. Confirme.

  • Coloque as mãos na cabeça. Pressione-a, levemente e devagar, para baixo, até o queixo encostar-se ao peito
  • Com a mão esquerda, empurre a cabeça lateralmente em direção ao ombro esquerdo. Faça o mesmo movimento do lado direito
  • Sente em uma cadeira e apóie seus pés em uma outra, de maneira a ficar com as pernas bem esticadas. Entrelace os dedos das mãos e faça um movimento de "espreguiçar": estique bem o corpo como se quisesse alcançar o teto com as mãos. Repita este exercício de pé, esticando as pernas e se equilibrando com a ponta dos pés.







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