Aviso de cookies

Por meio de cookies próprios e de terceiros, coletamos informações para fornecer melhores serviços a todos os usuários. Compilamos informações estatísticas sobre a sua navegação para mostrar uma publicidade que tenha relevância com seus hábitos de navegação. Sempre que quiser, poderá desativar os cookies do seu browser. Se continuar navegando, consideramos que aceita os termos da política de utilização de cookies.

text.compare.title

text.compare.empty.header

Notícias

 

A transversalidade sugere que haja um compromisso com as relações interpessoais no âmbito da escola. Os conteúdos, relativos a eles, estão explicitados nos documentos de áreas. Existem, no mercado, textos de fundamentação teórica que também podem contribuir para o desenvolvimento de projetos específicos que a escola tenha necessidade ou interesse em desenvolver.

Estes temas transversais estão divididos em Ética, Saúde, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural, Orientação Sexual e Trabalho e Consumo. São temas sociais atuais e urgentes do cenário nacional.

Não é tarefa fácil apresentar um projeto com relevante importância para o meio social a ponto de abranger todas as disciplinas curriculares e os temas transversais. Assim, professores e coordenadores pedagógicos se deparam com uma polêmica na escola: Que assunto será abordado a ponto de todos compreenderem sua importância curricular e social?

Um tema atual capaz de integrar o currículo escolar aos temas transversais cotidianos pouco utilizado é a Água. Além de ser fonte de vida e alimento para populações e um bem natural de domínio público, dotado de valor econômico, que merece o cuidado da preservação, em quantidade e qualidade, para atendimento de seus múltiplos usos é um excelente projeto para se trabalhar na escola.

A seguir, é então apresentado uma pequena demonstração de como a Água é interpretada dentro do universo social e curricular:

Projeto: ÁGUA

Disciplina curricular O que estudar?

Língua Portuguesa Interpretação de Textos relativos ao tema

Língua Estrangeira Formação de frases com a palavra água.

Artes Desenhos, pinturas, maquetes.

Matemática Cálculo da capacidade e tempo de encher uma caixa d’água

Física Produção de energia em Usinas hidrelétricas

Química Composição química e características

Biologia Ciclo da água

Geografia Hidrografia: navegação e sobrevivência

História Importância dos rios para a interiorização do Brasil

Temas Transversais O que estudar?

Meio ambiente Importância da preservação da água

Saúde A água e sua importância para sua saúde, fonte de vida.

Ética Uso racional e respeito ao próximo

Orientação Sexual Os apelos sexuais da mídia com relação aos banhos de rios, mares e nudismo em praias.

Temas locais / Pluralidade Manter limpos os banheiros da cidade

Trabalho e consumo A água como fonte de renda.

Em resumo, a escola pode trabalhar o tema Água, ou qualquer outro assunto atravessando as disciplinas por meio de aplicações, discutindo os temas transversais e planejando as aulas com a participação de vários grupos por disciplina e tema. Entretanto o papel do professor multiplicador do conhecimento é fundamental para evitar que o projeto “morra” superficialmente.


CUNHA, Luís Antonio. Educação e Desenvolvimento Social no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1988.

GAMA, Marcelo Saldanha. Políticas Educacionais: Uma contextualização. Apostila do curso de Pós-graduação em Docência do Ensino Superior.Rio de Janeiro: UCAM, 2005.


* João Paulo Souza Silva é tecnólogo em Infra-Estrutura de Vias pelo CEFET/GO e p ós-graduando em Docência do Ensino Superior pela UCAM.

 

 

  • Fonte:


Tags:
Comentar

Comentários

    Ver mais 20 resultados

    Comente

    Ver mais