Wednesday :: 23 / 04 / 2014

Además Notícias | Erros inglês | Arte por dia | 700 cursos | Livros grátis | Cadastre-se | MAPA DEL SITIO

Noticia

Howard Gardner

Defender a idéia da Teoria das Inteligências Múltiplas foi o que deu destaque ao psicólogo norte-americano no cenário da Educação


Imprimir Imprimir Enviar a un amigo Enviar PDF PDF Traducir Traducir

Biografia

Howard Gardner, nascido em Scranton, Pennsylvania, é um psicólogo cognitivo e educacional norte-americano, ligado à Universidade de Harvard e conhecido em especial pela sua teoria das inteligências múltiplas, que mostra que a inteligência é composta de pelo menos oito competências: lógico-matemática, lingüística, interpessoal, intrapessoal, corporal-cinestésica, musical, espacial e naturalista. Seu livro mais famoso é Frames of Mind, no qual ele delineou a maior parte destas suas dimensões da inteligência.

Escreveu um livro intitulado Changing Minds: The Art and Science of Changing Our Own and Other Peopleïs Minds. Gardner defende que todos temos tendências individuais (áreas de que gostamos e em que somos competentes) e que estas tendências podem ser englobadas em uma das inteligências listadas acima.

Fonte: Wikipedia.org e "Coleção grandes educadores" - coletânea em VHS da Editora Paulus.

Inteligências múltiplas?

Ao estudar a inteligência e os diferentes métodos que se propunham a identificá-la, o psicólogo Howard Gardner topou com um desafio: seria possível que o Q.I (quoeficiente de inteligência) pudesse ser um indicador da capacidade da mente de um indivíduo? Durante muito tempo se afirmou que a inteligência era hereditária e que podia ser medida simplesmente pelo do Q.I. do indivíduo, mas ele provou que esta poderia ser uma teoria superada.

Após anos trabalhando com este conceito e aplicando os mais variados testes para medir o quoeficiente de inteligência, Gardner chegou à conclusão de que existem outros tipos de inteligência e afirma que as mesmas podem ser aprendidas. Segundo a doutora em Educação pela USP (Universidade de São Paulo) Kátia Cristina Stocco Smole, sua idéia surge como alternativa para o conceito de inteligência como uma capacidade inata, única e geral.

Teoria das Inteligências Múltiplas

Em suas pesquisas, ele estudou o desenvolvimento de diversas habilidades em crianças superdotadas e em crianças normais; a não perda da intensidade da produção intelectual de adultos com lesões cerebrais; populações ditas excepcionais, como autistas, e suas habilidades intelectuais; como ocorreu através dos milênios, o processo de desenvolvimento cognitivo. "Gardner retrocedeu em seu trabalho para chegar às inteligências que deram origem ao desenvolvimento das atuações de diversos profissionais em diferentes culturas e a avaliação das múltiplas habilidades dos seres humanos na busca de soluções apropriadas aos seus problemas", revela.

Para o psicólogo, o indivíduo dispõe de graus variados de cada uma das inteligências identificadas por ele (lógico-matemática; lingüística; musical; espacial; cinestésica; intrapessoal; e interpessoal). Mais tarde, acrescentou à lista a inteligência naturalista. Além disso, a maneira como essas inteligências se combinam e se organizam também varia de um ser humano para outro. "Apesar de essas inteligências serem independentes entre si, raramente uma delas funciona de forma isolada", lembra Kátia. Para ela, identificar isso é o primeiro passo que o professor pode seguir no caminho de conhecer os diferentes potenciais dos alunos e trabalhar a educação de cada um deles de acordo com suas necessidades e capacidades.

Passados cerca de 20 anos da publicação da teoria, o que fica cada vez mais claro é a importância da contribuição de Gardner para o entendimento de como funciona nosso cérebro e de como aprendemos. "Sem dúvida, para os professores que pretendem trabalhar melhor o aprendizado de seus alunos, conhecer a proposta de Gardner e colocá-la em prática é essencial", finaliza a especialista.

Se você pretende entender mais sobre o trabalho de Howard Gardner e a Teoria das Inteligências Múltiplas, as leituras recomendadas são:







RSS   


Comentarios para esta noticia

 

Publicidad

Publicidad