Monday :: 15 / 09 / 2014

MaisNotícias | Arte por dia | Enem 2014 | Livros grátis | Cadastre-se | MAPA DO SITE

Noticia

Liga Acadêmica divulga estatísticas do SAMU


ImprimirImprimirEnviar a un amigo EnviarPDFPDF

Entre os atendimentos realizados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Juiz de Fora, 70% são casos clínicos, como convulsão, crise hipertensiva e parada cardiorespiratória. Os outros 30% são relacionados a traumas, como colisões, tentativas de suicídio, ferimentos à arma branca e também de fogo. Os dados são relativos aos meses de novembro e dezembro, e foram obtidos pela Liga Acadêmica de Trauma e Emergência da UFJF, que realiza um levantamento estatístico das ocorrências atendidas pelo SAMU.

O trabalho é desenvolvido desde novembro do ano passado, e os dados recolhidos, todos os meses, são enviados para a Gerência de Urgência e Emergência da Prefeitura de Juiz de Fora, e para o próprio SAMU.

O SAMU realiza cerca de 1500 atendimentos por mês, sendo 70% casos clínicos, como distúrbios psiquiátricos (11%), por convulsões (10%) e de assistência ao parto (7,6%). Segundo um dos integrantes da Liga, Gustavo Ferreira da Mata, mesmo a cidade oferecendo o pré-natal, muitas mulheres ainda necessitam do atendimento de Urgência, dado que merece mais atenção. Nos casos de trauma, destacam-se as quedas de altura com 52,7% e as colisões com 10,8%. Dos atendidos, 57% são homens.

O trauma é a doença que mais mata pessoas até os 40 anos. Dados como esses permitem formarmos uma equipe mais especializada na prevenção e no tratamento dessas doenças, afirma a coordenadora da Liga, a professora do departamento de Morfologia, Maria Cristina Vasconcelos Furtado.

Outra informação revela que 11 bairros da cidade correspondem a 40% dos atendimentos do SAMU. São eles: Centro, Linhares, Santa Cruz, Benfica, Progresso, Santa Rita, Santa Luzia, Vila Ideal, Ipiranga, São Pedro e Marumbi. A maioria dos atendimentos 61,2%, é realizada durante o plantão diurno.

Os alunos aprendem, pesquisam e estendem essa pesquisa, propondo soluções junto com a sociedade, além de terem disponíveis dados para pesquisas e estudos. Assim, participamos de uma ação social, ressalta Gustavo.

A Liga Acadêmica já está no seu segundo ano e, atualmente, é formada por 21 integrantes. O próximo levantamento será divulgado no dia 10 de março, e será relativo aos meses de janeiro e fevereiro. Outras informações: (32) 3229-3969.

Fonte: UFJF







RSS   


Comentarios para esta noticia

 

Publicidad

Publicidad