• Quem é você?

Notícias

Gestão em graduação e em pós-graduação a distância

      

Teve início ontem, 28 de março, o IV Congresso Brasileiro de Gestão Educacional, evento realizado no hotel Maksoud Plaza, em São Paulo, que segue até 30 de março. Durante os três dias, workshops, palestras e blocos temáticos com conferências e debates serão apresentados para gestores, diretores e coordenadores educacionais.

Na abertura do evento, foi apresentado o workshop "Gestão Acadêmica nos Dias Atuais", dividido em duas apresentações. A primeira palestra ("A Gestão dos Cursos de Gradução") foi apresentada pela pró-reitora Acadêmica do Centro Universitário São Camilo professora doutora Luciane Lúcio Pereira. Na segunda parte, a coordenadora do Programa de Educação a Distância da FGV-EãSP professora doutora Marta Maia apresentou "A Gestão dos Cursos de Pós-Graduação a Distância".

Universidades: empresas que precisam agradar aos clientes

Preocupada com a velocidade da globalização e das mudanças de valores na sociedade moderna, que levam a mudanças no setor educacional, a professora Luciane utilizou quatro tópicos principais para elaborar a exposição. O próprio cenário da educação na contemporaneidade, a formação de universitários profissionais, os desafios do corpo docente e, por fim, a gestão nos cursos superiores.

Enquanto o profissional busca emprego e qualidade de vida, a instituição educacional deve procurar qualidade aliada a redução de custos, uma vez que as universidades não deixam de ser empresas que enfrentam concorrência, estão sob a legislação vigente e têm que batalhar pelo mercado consumidor. E, para vencer no mercado, é necessário um diferencial. Luciane acredita que um projeto pedagógico com identidade própria é fundamental para o sucesso da instituição.

E é função do gestor dar personalidade ao curso, com atualização dos projetos, flexibilidade de currículos (conteúdos básicos, profissionais e complementares) e horários, dinamizar as metodologias de ensino e escolher, capacitar e manter os melhores docentes. "A direção na qual os cursos devem seguir e a liderança para que se chegue aos resultados desejados, através da congruência entre a filosofia, as pessoas e os processos, são os desafios dos gestores", acrescentou a pró-reitora.

Segundo a professora Luciane, as atividades do gestor podem ser divididas em Políticas, Administrativas e Acadêmicas. Essas atividades vão desde atualização do acervo da biblioteca da instituição, passando pelas atividades de avaliação que devem ser cumpridas pela universidade, até acompanhamento do mercado de trabalho dos cursos oferecidos. Ser administrador é um trabalho que exige autoridade, liderança, entusiasmo e confiança entre alunos, professores e diretores. "Nosso papel, como líder, é equilibrar tarefa e relacionamento", afirmou.

"O futuro passa pela Educação a Distância"

Com a mesma linha de pensamento, a professora Marta direcionou sua apresentação para os cursos de Pós-Graduação a Distância. Para ela, a grande dificuldade, além dos custos que o processo de EAD exige, é a adequação às normas do MEC para adquirir o credenciamento que valida o curso.

Além das preocupações de um gestor de cursos presenciais, os coordenadores de ensino a distância cuidam de planejamento estratégico, ajuste aos recursos disponíveis, ajuste de demandas, tecnologias novas e alternativas, materiais didáticos (cd-roms, videos etc), serviços de comunicação e sistemáticas de avaliação, ou seja, como transmitir informações e avaliar os alunos e estrutura física, tecnológica e capacitação dos professores e tutores.

O ambiente de aprendizagem é fundamental para o sucesso do curso. O aluno, apesar de estudar por conta própria a maior parte do tempo, deve sentir que tem o suporte da instituição e que não está sozinho, podendo sempre esclarecer dúvidas e ter contato com os professores. "Quanto mais diversas formas de interação, mais chances do curso ser bem-sucedido. E o sucesso vem quando o curso dá ao aluno o que ele veio buscar", disse Marta. E completou, afirmando que o ambiente de aprendizagem é, também, chave para obter o aprendizado desejado pelo estudante.

Tanto os gestores de cursos de graduação ou pós-graduação presenciais ou a distância devem ter em mente que o sistema de ensino se transformou e que os alunos precisam aprender a aprender. Para isso, é necessário dar, principalmente, instrução adequada aos professores. Um conjunto de fatores pelos quais o gestor é responsável e que diferencia uma instituição dentro do mercado educacional.

  • Fonte:


Tags:

Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.