Monday :: 20 / 10 / 2014

TambémNotícias | Arte por dia | Enem 2014 | Livros grátis | Cadastre-se | MAPA DO SITE

Noticia

Site ensina como calcular as notas obtidas nas provas do vestibular


ImprimirImprimirEnviar a un amigo EnviarPDFPDF

Priscilla Borges

Se você já fez algum vestibular da Universidade de Brasília (UnB) provavelmente já passou pela angústia que milhares de jovens sentem todos os semestres: calcular a nota obtida com as provas. O estudante que deseja conferir suas respostas precisa ter paciência. Somente os que permanecem em sala até 15 minutos antes do término do tempo destinado à realização das provas pode sair com o caderno de questões nas mãos. Depois, é preciso esperar dois dias para se conhecer o gabarito oficial. Então, começa-se uma nova aventura: fazer todos os cálculos para se chegar à nota aproximada.

Quem olha rapidamente para o Guia do vestibulando, colocado à disposição dos candidatos no site do Centro de Seleção e Promoção de Eventos (Cespe/UnB), verá que existe um item de explicações sobre como os argumentos dos estudantes são calculados. Uma fórmula daquelas de assustar está colocada lá para mostrar aos interessados como as notas de cada prova contribuirão para formar a pontuação total.

Além dos pontos conseguidos em cada avaliação, são considerados nos cálculos a média de todos os participantes do vestibular e o desvio-padrão (o quanto cada estudante está próximo ou distante da média geral). Calcular as notas obtidas no vestibular não é uma tarefa fácil, porque exige tempo e paciência em um momento de ansiedade para os jovens, que estão aguardando o grande resultado. Sensibilizado, um aluno do 1º semestre do curso de ciência da computação decidiu dar uma mãozinha aos vestibulandos.

Gabriel Rodrigues, de 20 anos, criou uma calculadora virtual exclusivamente para somar os pontos do vestibular da UnB. O programa, apelidado de Carga, está disponível no site www.vestunb.com. Depois de acessar a página, o estudante cumpre etapas simples. Coloca o escore bruto marcado em cada prova. Esse valor é calculado somando o número de itens corretos (cada um vale um ponto) e diminuindo os errados (cada marcação incorreta anula uma certa).

Os navegantes do site também informam para qual curso se candidataram e se concorrem pelo sistema de cotas ou universal. Após preencher todos os campos, o estudante aperta um botão e pronto. Fica sabendo se as notas tiradas o levariam a uma aprovação nos últimos cinco vestibulares. Vale destacar que as pontuações são aproximadas, porque são calculadas com base nas médias e desvios-padrões obtidos pelos candidatos das últimas cinco seleções. A cada vestibular, os valores mudam.

Economia de tempo

Para os estudantes, esse detalhe não importa. De qualquer maneira, eles conseguirão ter uma idéia mais clara do próprio desempenho. Afonso Barros, de 20 anos, e Rebeca Rabello, 18, ficaram animados com os resultados apresentados pelo Carga. Com os pontos obtidos no último vestibular, teriam passado nos últimos cinco vestibulares. "Agora estou feliz. Adorei o site", brinca Afonso. Os jovens elogiaram a simplicidade e praticidade da calculadora. "Eu sempre achei aqueles cálculos complicados demais. Achei ótima idéia. ? super fácil", comenta rebeca.

Rafãl Alencar, 19, candidato a uma vaga em engenharia mecânica, também aprovou a proposta de Gabriel. A maior vantagem apontada pelo vestibulando é a rapidez com que as notas são somadas. "A gente não perde mais um tempão calculando tudo", diz. ?lida Santos de Figueiredo, 18, conta que passou uma semana inteira brincando no site. Mudava as notas para conferir se passaria ou não e em que áreas poderia melhorar o desempenho. "? legal testarmos as possibilidades", argumenta.

O criador da ferramenta comemora os resultados. Além de prestar um serviço aos estudantes, Gabriel está colocando em prática um pouco do que aprende na universidade. Depois da aplicação das provas do vestibular, nos dias 24 e 25 de junho, o Carga se tornou um sucesso entre os vestibulandos. Gabriel divulgou o programa em cursinhos e comunidades virtuais de estudantes. Em 10 dias, 12.500 acessos ao site foram registrados. A cada dia, o jovem melhora o projeto um pouquinho. "Os internautas detectam alguns problemas e me avisam. Sugerem coisas novas e muita coisa ainda será melhorada", promete.





Tags:

Perfil:



RSS   


Comentarios para esta noticia

 

Publicidad

Publicidad