Sunday :: 21 / 12 / 2014

AdemásNotícias | Arte por dia | Enem 2014 | Livros grátis | Cadastre-se | MAPA DEL SITIO

Noticia

Com diversão, aulas de Ciência


ImprimirImprimirEnviar a un amigo Enviar

âNGELA BASTOS

Nem só de senhores e de senhoras cientistas é feita a 58? Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O megãvento gratuito que ocorre desde o dia 16 na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é também uma oportunidade de diversão. E não apenas para as crianças, que se revelam atônitas pelos brinquedos científicos expostos. Mas para toda a família.

Música, cinema, teatro, comida e bebida típicas, artesanato são opções que estão à disposição dos catarinenses até o dia 21. Entre conferências, simpósios, minicursos, palestras e apresentações de trabalhos é possível achar algo que interesse mesmo aqueles que não têm o menor interesse pela ciência. Ou melhor, que pensam não ter.

No começo, o estudante Enrico Koefels, 13 anos, achou que estava apenas brincando no Gyrotec. Deu voltas e voltas no ar no aparelho colorido com três anéis presos no mesmo eixo, porém, girando em direções diferentes.

Esperto, o aluno da 6? série, de Florianópolis, percebeu logo que estava vivendo uma experiência de astronauta.

- ? complicado controlar os movimentos do corpo. Deve ser assim no espaço - observou Enrico.

O Gyrotec simula a ausência de gravidade e serve para treinar astronautas. O brinquedo é um dos montados no Circo da Ciência, no espaço entre o Centro de Convivência e o Centro de Educação da UFSC.

Campus abriga até feirão de piratas

Espelhos, miragens, caleidoscópio, bicicleta, parabólicas, cone de ar, alavanca. São muitos os brinquedos à disposição das crianças. Para o público adulto tem uma programação cultural que inclui música, cinema e teatro.

Uma feira na área externa onde ocorrem os eventos científicos é outra atração. Tem um pouco de tudo: artesanato, camisetas, livros e discos usados.

Até mesmo DVDs e CDs piratas, como alguns de Charles Chaplin e de Walter Salles e na voz de Mercedes Sosa. Com R$ 10 a pessoa pode levar para a casa, por exemplo, o documentário A revolução não será televisionada, filmado e dirigido pelos irlandeses Kim Bartley e Donnacha O'Briain e que apresenta os acontecimentos do golpe contra o governo do presidente Hugo Chávez, em abril de 2002, na Venezuela.

Pena que, assim como os cientistas que reivindicam suas patentes e descobertas, os direitos autorais nem sempre são reconhecidos.

O que tem hoje

Algumas atividades gratuitas da reunião da SPBC

Rupestres

O Parque Nacional da Serra da Capivara, no município de São Raimundo Nonato (PI), considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco enfrenta grave crise financeira e corre o risco de fechar. Com isso, estão ameaçados os mais de 700 sítios arqueológicos deixados por povos primitivos naquele local. Há algum tempo, a arqueóloga Niéde Guidon, que preside a Fundação Museu do Homem Americano, co-administradora do parque, chama a atenção para a falta de apoio do Ibama na manutenção da área. Ela vai falar sobre o tema hoje, às 12h.

Conferência sobre Maconha

Maconha, droga perigosa ou importante remédio? Esta é a questão fundamental apresentada na conferência "Maconha: Medicamento esquecido que renasce pela ciência", tema do professor Elisaldo Carlini, da Universidade Federal de São Paulo. O evento ocorre das 10h às 11h45min, no auditório principal do Centro de Cultura e Eventos.

Caminhão

No espaço ABMC Interativa, da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciências, o público pode conhecer projetos como a Oficina Desafio, um caminhão carregado de ferramentas que percorrerá as escolas do estado de São Paulo a partir de agosto. Ele vai desafiar os jovens a resolver problemas cotidianos, criado pela Universidade de Campinas (Unicamp) e pelo Instituto Sangari, entidade que desenvolve projetos educacionais voltados para a cultura científica. Um desses Desafios é projetar, construir e operar um equipamento capaz de ajudar a evitar acidentes com copos plásticos usados nas festas de aniversário, que geralmente vazam, quebram e viram.

Música

O Projeto 12:30 na Concha Acústica da UFSC recebe a banda Samambaia Sound Club, conhecida pelo show dançante e repleto de ironia. André Guesser, Daniel Gomes, Thiago Gomes, Jean Mafra e Marco Antônio tocam às 12h30min.

Cinema - curtas catarinenses

O Vôo Solitário, no auditório do Centro de Convivência da UFSC às 12h30min.

Documentário dramatizado sobre a vida e a obra do entomólogo e naturalista alemão Fritz Plaumman, radicado em Seara desde a década de 1920, e dono de uma das mais expressivas coleções de insetos do planeta. Produção de 1991, com 36 minutos de duração, em 16mm/colorido. Roteiro e direção de ?verson Faganello, com apoio operacional da UFSC.







RSS   


Comentarios para esta noticia

 

Suscríbete a nuestro boletín de noticias


Publicidad

Publicidad