Tuesday :: 02 / 09 / 2014

AdemásNotícias | Arte por dia | Enem 2014 | Livros grátis | Cadastre-se | MAPA DEL SITIO

Noticia

Aquisição da linguagem

Obra com pesquisas sobre o desenvolvimento lingüístico


ImprimirImprimirEnviar a un amigo EnviarPDFPDF

FICHA T?CNICA

Título:Aquisição da linguagem e problemas do desenvolvimento lingüístico

Autor: vários

Páginas:ÿ332

Ano: 2006

Editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro- http://www.puc-rio.br/noticias/editorapucrio/

SOBRE A OBRA:

O livro "Aquisição da linguagem e problemas do desenvolvimento lingüístico", constituída por estudos de autores de renomadas instituiçõesÿ- como a Universidade de Delaware e o Laboratório de Ciências cognitivas e Psicolingüísticas de Paris, entre outras -, procura debater questões e problemas oriundos do proceddo de aquisição normal da língua. Sabe-se, por exemplo, que bem antes da sprimeiras palavras serem produzidas, o bebê já registrou muita informação sobre a língua à sua volta. Detalhes sutis da organização da língua, percebidos pela criança ao longo do primeiro ano de vida, mostram-se cruciais para que ela comece a produzir palavras combinadas de forma estruturada, ao expressar seus desejos e observações sobre o mundo à sua volta.

A obra é organizada pela pesquisadoraÿLetícia Maria Sicuro Corrêaÿeÿtraz, ao estudante e ao pesquisador brasileiro, resultados de pesquisas recentes em aquisição da língua materna em curso normal e sobre problemas específicos do desenvolvimento lingüístico, como os desvios fonológicos e as manifestações mais amplas do Déficit Específico da Linguagem. Trata-se, portanto, de referência fundamental par a formação interdisciplinar daqueles que têm a linguagem e o desenvolvimento da criança como foco de interesse, trabalho e intervenção.

*Texto de divulgação


AUTORA:

Letícia Maria Sicuro Corrêa obteve Ph.D. na Universidade de Londres, com tese em Psicolingüística, em 1986. Desde então, atua no Programa de Pós-Graduação em Letras da PUC-Rio. Coordenou o GT (Grupo de Trabalho) de Psicolingüística da ANPOLL (Associação Nacional de de Pós-Graduação em Letras Lingüística), de 1998 a 2002, fundou e coordena o LAPAL (Laboratório de Psicolingüística e Aquisição da Linguagem, PUC-Rio) e organiza os Institutos de Inverno em Língua e Cognição, que motivaram a publicação do presente volume. Sua linha de pesquisa - Processsamento e Aquisição da Linguagem -, com projetos aprovados pelo CNPq e pela Faperj, se distingue por integrar teoria lingüística, voltada para a competência lingüística do falante, com o estudo dos processos de produção e de compreensão da linguagem, tal como transcorrem no tempo, e da aquisição da língua materna, na perspectiva da criança que processa a fala à sua volta. Recentemente, essa linha de pesquisa se desdobra para o estudo do Déficit Específico da Linguagem.

Autores: Anne Christophe (LSCPÿ- Laboratoire de Sciences Cognitives et Psycholinguistique EHESC-CNRS),ÿRobertaÿ Michnick Golinkoff (University of Delaware), Ariel Gôut (LSCPÿ- Laboratoire de Psychologie Expérimentale, Université René Descartesÿ- Paris), Mandy J. Maguire (University of Lousville), Carmen Lúcia Barreto Matzenauer (Universidade Católica de Pelotas - UCPel/ CEAALÿ- Centro de Estudos em Aquisição e Aprendizagem da Linguagem da PUC-RS), Maria Cristina Name (Universidade Federal de Juiz de Foraÿ- UFJF/ LAPALÿ- Laboratório de Psicolingüística e Aquisição da Linguagem- PUC-Rio), Jennifer Sootsman (University of Delaware), Sandra R. Waxman (Northwestern University).

ONDE ADQUIRIR

Os interessadosÿpodem comprar o livro "Aquisição da linguagem e problemas do desenvolvimento lingüístico" no site das Edições Loyola, no telefone (21) 2259-0195, pelo e-mail cnlivros@terra.com.brÿou ainda na Livraria Carga Nobre, no Campus da PUC-Rio (rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea - Rio de Janeiro, RJ).





Perfil:



RSS   


Comentarios para esta noticia

 

Publicidad

Publicidad