Monday :: 15 / 09 / 2014

TambémNotícias | Arte por dia | Enem 2014 | Livros grátis | Cadastre-se | MAPA DO SITE

Noticia

Futuro Passado

Obra do historiador alemão Reinhart Koselleck


ImprimirImprimirEnviar a un amigo EnviarPDFPDF

FICHA T?CNICA

Título:Futuro Passado: contribuição à semântica dos tempos históricos

Autor: Reinhart Koselleck 

Páginas: 368

Ano: 2006

Editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro- http://www.puc-rio.br/noticias/editorapucrio/

SOBRE A OBRA:

No livro "Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos", Reinhart Kosellec rastreia principalmente o surgimento do conceito moderno de história, para ele a mais importante inovação conceitual da modernidade. Até meados do século XVIII, o termo história (em alemão, Historie) era sempre usado no plural para designar narrativas particulares, como a história da Guerra do Peloponeso, a história de Florença, a história da Igreja. A função dessas narrativas era prover exemplos de vida a serem seguidos. O Iluminismo altera essa relação do homem com o tempo. No lugar da Historie, entra a Geschichte, termo da língua alemã que designa uma seqüência unificada de evento que, vistos como um todo, constituem a marcha da humanidade.

Toda a humanidade inclui-se agora em um único processo temporal. Abre-se o caminho para a criação da filosofia da história, que pretende apreender o passado, o presente e o futuro como uma totalidade dotada de sentido. Como diz Marcelo Jasmin na apresentação desta edição: ("A história, para Kosellec) é uma pesquisa da consciência humana no seu enfrentamento com as condições de possibilidade da existência, daquilo que se é, e daquilo que se pode vir a ser".

? da gênese - e dos limites - da modernidade que se trata este livro fundamental.

*Texto de divulgação


AUTOR:

Reinhart Koselleck nasceu em Gorlitz, Alemanha, em 23 de abril de 1923. Terminou seu doutoramento em 1954, apresentando a tese "Crítica e crise". Sua obra dedicou-se, antes de tudo, a investigar a teoria da história e os principais aspectos da história moderna e contemporânea. Foi professor nas universidades de Bochum, Heidelberg e Bielefeld. Foi co-autor do monumental "Geschichtliche Grundbegriffe. Historisches Lexikon der politisch-sozialen Sprache in Deutschland" , um dicionário histórico dos conceitos político-sociais fundamentais da língua alemã, em nove volumes, publicados entre 1972 e 1997, que teve como principal objetivo conhecer "a dissolução do mundo antigo e o surgimento do moderno por meio de sua apreensão conceitual".

ONDE ADQUIRIR

Os interessados podem comprar o livro "Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos" no site das Edições Loyola, no telefone (21) 2259-0195, pelo e-mail cnlivros@terra.com.br ou ainda na Livraria Carga Nobre, no Campus da PUC-Rio (rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea - Rio de Janeiro, RJ).







RSS   


Comentarios para esta noticia

 

Publicidad

Publicidad