Thursday :: 31 / 07 / 2014

TambémNotícias | Arte por dia | Enem 2014 | Livros grátis | Cadastre-se | MAPA DO SITE

Noticia

Programa de Bolsas Erasmus Mundus

União Européia oferece cursos masters para candidatos de todo o mundo interessados em desenvolver estudos naquela comunidade


ImprimirImprimirEnviar a un amigo EnviarPDFPDF

A Comissão Européia - organismo Executivo da União Européia - lançou em 2004 o Programa Erasmus Mundus, que visa restaurar a posição de liderança européia no cenário universitário. A iniciativa prevê a concessão de bolsas para estudantes de todo o mundo freqüentarem cursos masters (equivalente ao mestrado) promovidos por consórcios que reúnem 82 universidades européias em 17 diferentes países (sendo 16 países membros da UE - Alemanha, áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Eslováquia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Portugal, Reino Unido e Suécia -, além da Noruega).

A Comissão Européia selecionou dezenas de cursos masters para o Erasmus Mundus (clique aqui para ver a lista de masters, que vem relacionando os cursos pelo ano em que serão ofertados- informações em inglês).

O objetivo principal da iniciativa é reforçar a qualidade do ensino superior das instituições européias a partir da intensificação da cooperação com outros países de fora do bloco sócio-econômico, visando fomentar o desenvolvimento de pessoal e promover o diálogo e a compreensão entre os povos e culturas. Estão previstos investimentos de 230 milhões de euros entre 2004 e 2008.

Beneficiários

As bolsas de estudos serão destinadas a estudantes graduados e a acadêmicos de países de fora da União Européia que venham a participar do Programa. Os estudantes serão submetidos a um processo de seleção para participar dos cursos masters Erasmus Mundus. Acadêmicos em visita aos cursos para missões de docência ou pesquisa e estudos aprofundados nas instituições que participam do programa também podem ser beneficiados com recursos do Erasmus Mundus.

Além desse apoio, o Programa irá incentivar o estabelecimento de relações estruturadas entre os cursos masters Erasmus Mundus e instituições de ensino superior de países de fora do bloco da União Européia visando a mobilidade externa de estudantes e acadêmicos da União Européia que participem dos cursos masters Erasmus Mundus.

Cada um dos cursos masters terá direito a um número específico de bolsas Erasmus Mundus, definido por critérios estabelecidos pela Comissão Européia. A seleção de candidatos de países de fora da União Européia será promovida pelas próprias instituições e os consórcios que deram origem aos cursos masters selecionados.

Como o processo de seleção dos candidatos ao Programa é descentralizado, cada consórcio e suas instituições parceiras estabelece as regras de seleção com base nos critérios estabelecidos pela Comissão Européia. Desta forma, detalhes como o período de inscrições e outras especificidades devem ser esclarecidos a partir de consultas diretas a estes consórcios. (clique aqui para obter informações sobre os cursos masters Erasmus Mundus e os contatos de seus organizadores - informações em inglês)

80 diferentes países

A expectativa é que candidatos de cerca de 80 diferentes países sejam beneficiados com as bolsas de estudos do Programa Erasmus Mundus. Já os países europeus com o maior número de instituições de ensino superior representadas no Erasmus Mundus são a Alemanha (com 13 universidades), a França (12), Itália (10) e Reino Unido (8).

Entre as áreas do conhecimento cobertas pelos cursos masters, destaque para: Direito; Economia; Ciências Sociais; Ciências Políticas; Ciências Ambientais; Administração; Sociologia; Educação; Relações Industriais; Matemática; Saúde; e Novas Tecnologias, entre outros.

Para obter dados mais detalhados sobre o programa, consulte a página Erasmus Mundus no portal de Educação e Treinamento da União Européia: http://europa.eu.int/comm/education/programmes/mundus/index_en.html.

Clique no link à direita para obter mais detalhes sobre este programa.







RSS   


Comentarios para esta noticia

 

Publicidad

Publicidad