Thursday :: 20 / 11 / 2014

AdemásNotícias | Arte por dia | Enem 2014 | Livros grátis | Cadastre-se | MAPA DEL SITIO

Noticia

Unip abre hospital veterinário em Bauru


ImprimirImprimirEnviar a un amigo Enviar

Proposta é transformar a unidade em um centro de referência para diagnóstico da leishmaniose; atendimento será regional

Luciana La Fortezza

Com a pretensão de transformá-lo em centro de referência para diagnóstico de leishmaniose, a Universidade Paulista (Unip) inaugura, entre o final de fevereiro e início de março, a primeira etapa do hospital veterinário que atenderá Bauru e região.

A idéia também é transformar o empreendimento, que contará no total com dois mil metros quadrados construídos, em referência para outras zoonoses, como leptospirose. O objetivo aproxima ainda mais a universidade do poder público municipal, que já conta com o apoio dos alunos do curso de veterinária da Unip na campanha de vacinação anti-rábica.

?Hospital-universidade sempre ajuda no controle de zoonoses. Tanto em diagnóstico, estudo e parcerias. Principalmente na divulgação do conceito de posse responsável?, diz Luiz Ricardo Pãs de Barros Cortez, médico-veterinário e chefe da sessão de controle de zoonoses do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), órgão da Secretaria Municipal de Saúde.

No ano passado, a leishmaniose visceral americana acometeu 65 pessoas em Bauru, sendo que quatro morreram. Os cães são hospedeiros da leishmânia e desenvolvem a doença. Ao picá-los, o mosquito palha contrai o parasita e pode passá-lo ao homem através da picada.

Especialização

Além do trabalho conjunto com o poder público, a meta da universidade também é transformar o complexo hospitalar em centro para cursos de especialização e reciclagem, informa Aziz Kalaf Filho, diretor da Unip em Bauru. De acordo com ele, o hospital veterinário atenderá não apenas animais pequenos como cães e gatos, mas também os grandes, como bovinos e eqüinos.

?A capacidade vai ser variável. Mas vai dar para atender toda a demanda de Bauru e região?, informa Antonio Carlos Marconi Stipp, coordenador do curso de medicina veterinária do câmpus de Bauru. Só para animais grandes serão oferecidos 10 boxes. O número de atendimento para animais menores deve ser muito maior, estima ele.

O hospital, que funcionará no câmpus da Unip (quilômetro 335 da rodovia Marechal Rondon), contará com dois aparelhos de raio X, dois centros cirúrgicos para pequenos animais e um para grandes animais - sendo os três preparados para procedimentos de alta complexidade.

O centro hospitalar também estará munido de aparelhos de respiração artificial e mesas cirúrgicas, por exemplo. O valor do investimento não foi divulgado.







RSS   


Comentarios para esta noticia

 

Suscríbete a nuestro boletín de noticias


Publicidad

Publicidad