Sunday :: 23 / 11 / 2014

MaisNotícias | Arte por dia | Enem 2014 | Livros grátis | Cadastre-se | MAPA DO SITE

Noticia

Particulares lideram ranking do Enem no ABC


ImprimirImprimirEnviar a un amigo Enviar

Acompanhando a tendência nacional, as escolas particulares do ABC foram as melhores colocadas na avaliação do Enem (Exame Nacional de Ensino Médio) de 2006. As únicas e honrosas exceções são as ETEs (Escolas Técnicas Estaduais). A unidade Lauro Gomes, de São Bernardo, por exemplo, atingiu a maior pontuação entre as escolas da cidade. Segundo a direção das duas instituições melhores colocadas em Santo André e São Bernardo, o segredo para o bom desempenho é a qualificação dos professores e uma rica grade curricular.

"Há muitos anos que a ETE Lauro Gomes vêm obtendo bons resultados no Enem. Isso se deve a três fatores: grade curricular, competência dos professores e os alunos, que são pré-selecionados em um vestibular", diz a diretora da instituição, Irene Scaranto Augusto Silva. Maior unidade do Estado, com 5 mil estudantes, a Lauro Gomes foi a sexta ETE melhor colocada no Enem.

Para fazerem parte do quadro de docentes, os professores precisam passar por uma rigorosa seleção e constantes cursos de capacitação no Centro Paula Souza, que administra as ETEs. Os alunos ingressam na instituição mediante um vestibular, em que a concorrência é de 13 para 1. "O bom resultado não ocorre por acaso. Temos metas e as seguimos. Queremos que nossos alunos tenham boas condições de enfrentar um vestibular para ingressar na faculdade e conseguir vagas no mercado de trabalho. A nota do Enem é conseqüência disso", analisa Irene.

Apesar de ser "linha-dura" quando o assunto é trabalho, a diretora não esconde o orgulho que sente pela boa classificação. "O trabalho é tão intenso que às vezes penso em desistir. Mas, quando nos deparamos com situações como essa, o esforço é recompensado. Estou muito orgulhosa", admite. Em Santo André, a ETE Júlio de Mesquita ocupou a terceira posição entre as escolas da cidade. A ETE Jorge Street, de São Cãtano, ficou na quarta colocação.

Reconhecimento
Para Ermínia Dellapáscoa, diretora pedagógica do colégio O Bosque, de Santo André, o primeiro lugar no ranking da cidade significa reconhecimento pelo trabalho de muitos anos. "Chegou o momento de a escola ser reconhecida. O resultado é um reflexo da qualidade de ensino, dos bons professores e do estímulo aos alunos", enfatiza. O maior número de aulas por semana é apontado pela diretora como um dos pontos que levaram a escola à primeira posição. "Só de português, são oito aulas semanais. A grade também possui atividades fora do horário de aulas."

Em todo o país, cerca de 2,7 milhões de estudantes fizeram a prova do Enem no ano passado, de um total de 3,7 milhões de inscritos. A prova foi realizada no dia 27 de agosto. Fizeram o exame os alunos que concluíram o ensino médio em 2006 e também os que já haviam concluído em anos anteriores. O Enem é um dos critérios que permitem a estudantes de baixa renda se inscrever no ProUni (Programa Universidade para Todos). A nota mínima que deve ser alcançada no Enem para conseguir o benefício é 45 pontos.







RSS   


Comentarios para esta noticia

 

Suscríbete a nuestro boletín de noticias


Publicidad

Publicidad