Thursday :: 21 / 08 / 2014

MaisNotícias | Arte por dia | Enem 2014 | Livros grátis | Cadastre-se | MAPA DO SITE

Noticia

Biologia Marinha e Costeira abre vagas


ImprimirImprimirEnviar a un amigo EnviarPDFPDF

Editais de UFRGS e Uergs para curso no Litoral estão disponíveis na Internet

O segundo vestibular do curso de Ciências Biológicas das universidades Estadual (Uergs) e Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) está marcado para 10 de junho. As inscrições serão recebidas de 2 a 17 de maio nos sites das instituições. Os novos bixos já são esperados pela turma que inaugurou, no ano passado, uma parceria inédita e de sucesso no Litoral Norte.

- O curso é lindo, maravilhoso. As dificuldades da primeira turma já foram superadas, e os que vierem serão muito bem recebidos. O caminho está aberto - diz a estudante Nataly Nunes Slivak, 21 anos.

Com ênfases nas áreas de biologia marinha e costeira e gestão ambiental, a graduação é resultado de um convênio que movimentou o Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar) da UFRGS, em Imbé, e a unidade Cidreira da Uergs. Para ingressar, o estudante pode escolher o caminho. Os que optarem em ser alunos da UFRGS receberão o diploma da universidade, com a ressalva de que a graduação foi concluída em convênio com a Uergs, e vice-versa.

- Não há nenhuma diferença em sala de aula. Somos uma turma unida. O vestibular também é o mesmo, mas as vagas foram mais disputadas na UFRGS - diz Nataly, aluna da Uergs.

Nataly diz que os estudantes seguem regras de sua universidade de origem, como os estágios remunerados, cujas vagas são oferecidas separadamente. Mas as oportunidades de trabalho voluntário são abertas a todos. Dos 40 alunos que ingressaram em agosto de 2006, sete desistiram.

- Morar na praia exige dedicação exclusiva ao curso. Para colegas com filhos ou com trabalho na cidade ficou difícil a permanência - diz a estudante, que divide o aluguel de uma casa de veraneio em Imbé, próximo ao Ceclimar, com uma colega por R$ 175.

A satisfação da aluna reflete na coordenação do curso. A diretora do Ceclimar, Norma Würdig, explica que o início das aulas práticas no semestre em andamento anima os estudantes.

- As coisas estão correndo muito bem e estamos satisfeitos. As aulas práticas em laboratório e em campo, na área de geologia, também abrem caminho para a discussão da gestão ambiental e direciona para a profissão - diz Norma.







RSS   


Comentarios para esta noticia

 

Publicidad

Publicidad