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Notícias

 

"Se alimentar bem, porém sem exageros". Esse é o conselho que a professora de Nutrição da Unifran (Universidade de Franca), Milena Cristina Sendão, dá aos vestibulandos que estão na reta final dos estudos.

Os conselhos dos especialistas consistem em se preparar e fazer uma alimentação equilibrada durante todo o período de estudos. Mas, as provas já estão aí e você não fez nada disso. Então, como proceder? "Uma semana antes, o ideal seria manter uma alimentação leve, com café da manhã rico em frutas, pães integrais, queijo branco e leite", aconselha a professora Milena.

Não pular o café da manhã é uma dica importante para que o vestibulando esteja bem alimentado. Não adianta acordar tarde ou pular refeições. "No meio da manhã deve ter a chamada colação, que acontece umas duas horas após o café da manhã e consiste em comer uma fruta ou barra de cereal", diz Milena. Esse tipo de manobra pretende fracionar as refeições e não concentrar tanto no almoço. "No almoço deve-se evitar frituras, carnes gordurosas e comidas muito pesadas. A melhor opção é uma comida mais leve, como arroz, peixe ou frango assado e até mesmo um purê de batatas".

Véspera

No dia que antecede a prova, a professora aconselha evitar feijão, que pode provocar gases ou cólicas intestinais em quem não está muito acostumado com o alimento.

"Salada à vontade, tanto verduras quanto legumes", diz a professora. No entanto, ela dá um alerta em relação às verduras que também provocam gases, como repolho e brócolis. Quando se está fazendo a prova, o estudante fica várias horas, complica se algo estiver incomodando.

No dia

No dia do vestibular vale reforçar a importância de não pular o café da manhã, que deve ter leite ou iogurte para substituí-lo. Além disso, queijo branco, de preferência, pois os amarelos são mais gordurosos e pão, qualquer tipo que esteja acostumado a comer. "Evitar colocar maionese ou margarina no pão, dar preferência ao requeijão", alerta a professora da Unifran.

? importante incluir também uma fruta, mas cuidado ao escolher, pois existem algumas laxativas, como o mamão. "Maçã ou abacaxi são boas opções, já que não vão soltar o intestino do candidato. Caso ele vá fazer a prova às 13h, isso pode prejudicar o desempenho", recomenda.

Se a prova for na parte da tarde, o almoço deve conter alimentos livres de óleo. "Se preferir uma massa, que não seja muito gordurosa, dê preferência ao molho quatro queijos que é mais leve que o vermelho", lembra a nutricionista. A professora também alerta para a quantidade de comida ingerida que deve ser moderada, já que o exagero pode causar sono e indisposição. Além de todas essas recomendações, a professora ressalta que a comida deve ser de boa procedência. Para garantir isso, o mais prudente é comer em casa, já que em restaurantes você pode estar sujeito à alguma contaminação.

Durante

O mais recomendado é levar água, sucos de caixinha, bolachas água e sal e frutas. "Procure evitar o chocolate, porque você vai sentir mais sede durante a prova, tendo que tomar bastante água e ir ao banheiro várias vezes, o que realmente desconcentra", verifica Milena.

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