Friday :: 18 / 04 / 2014

Además Notícias | Erros inglês | Arte por dia | 700 cursos | Livros grátis | Cadastre-se | MAPA DEL SITIO

Noticia

Brasileiro lê, em média, 4,7 livros por ano

Pesquisa aponta que índice é maior entre jovens e graduados


Imprimir Imprimir Enviar a un amigo Enviar PDF PDF Traducir Traducir

Brasileiros lêem, em média, 4,7 livros por ano. Este foi um dos principais resultados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil encomendada pelo Instituto Pró-Livro ao Ibope Inteligência. O estudo comprovou ainda que esse índice sobe entre os profissionais com maior escolaridade. Entre aqueles que possuem formação superior, a média passa para 8,3 livros/ano. O número é de 4,5 livros para quem tem Ensino Médio completo, 5 para quem cursou entre 5? e 8? série do Ensino Fundamental e 3,7 para quem tem até a 4? série.

Os jovens, segundo a pesquisa, são os que mais lêem no Brasil. Dos 95,6 milhões de leitores no país, 39% estão na faixa etária de 5 a 17 anos e outros 14% possuem entre 18 e 24 anos. O público entre 11 e 13 anos chega a ler 8,6 livros por ano. O volume entre os leitores de 5 a 10 anos é de 6,9 livros por ano. No mesmo período, os brasileiros de 14 a 17 anos lêem em média 6,6. O sexto feminino também se sobressaíram no estudo. De acordo com os dados divulgados, as mulheres lêem mais que os homens - 5,3 contra 4,1 livros por ano.

A média de leitura chega a ser maior em algumas regiões. No Sul do país foram constatados 5,5 livros lidos por habitantes/ano. Em seguida vem a região Sudeste (4,9), o Centro-Oeste (4,5), o Nordeste (4,2) e o Norte (3,9). Os leitores lêem mais nas grandes cidades (5,2 livros por habitantes/ano) do que nas pequenas localidades do interior (4,3 em municípios com menos de 10 mil habitantes).

A pesquisa, que também analisou o comportamento, gosto e a preferência dos leitores, aponta ainda que enquanto 90% dos adultos leitores com mais de 40 anos de idade preferem ler em locais silenciosos, muitos jovens com idade entre 14 e 17 anos preferem ler ouvindo música. Já 14% das crianças com menos de 10 anos desfrutam dos livros ao mesmo tempo em que assistem à TV.

Apesar da média de leitura, o estudo constatou que os brasileiros não compram muitos livros: 1,1 livro adquirido por ano. O país possui 36 milhões de compradores de livros e, entre eles, a média é de 5,9 livros exemplares adquiridos por ano. As compras no mercado aparecem empatadas com os empréstimos particulares no quesito principal canal de acesso aos livros.

A pesquisa foi realizada em 311 municípios, em todo território nacional. Foram realizadas 5.012 entrevistas domiciliares nos meses de novembro e dezembro de 2007.







RSS   


Comentarios para esta noticia

 

Publicidad

Publicidad