Friday :: 29 / 08 / 2014

AdemásNotícias | Arte por dia | Enem 2014 | Livros grátis | Cadastre-se | MAPA DEL SITIO

Noticia

Ranking do MEC aponta as melhores universidades do País

Levantamento excluiu USP e Unicamp e apontou Unifesp como a melhor


ImprimirImprimirEnviar a un amigo EnviarPDFPDF

A Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) foi considerada a melhor universidade brasileira, de acordo com o novo indicador de qualidade do MEC (Ministério da Educação): o IGC (Öndice Geral de Cursos). O ranking que mede o desempenho das Instituições de Ensino Superior foi divulgado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) nesta segunda-feira, 8 de setembro.

Nessa primeira edição do IGC foram avaliadas 173 universidades, 131 centros universitários e 1.144 faculdades, institutos isolados e outras modalidades de ensino superior. Das 1.837 instituições cadastradas no MEC em 2008, 21,2% não fizeram parte da avaliação. A USP (Universidade de São Paulo) e a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) foram as principais ausências no ranking. Elas não foram incluídas porque não participam do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) - um dos métodos avaliados para a composição do índice.

De uma escala de 0 a 500, a Unifesp conseguiu avaliação de 439 pontos. Em seguida aparecem outras sete instituições federais, sendo três mineiras, duas gaúchas, uma fluminense e outra paulista. A PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) é a única instituição particular que está entre as dez melhores universidades brasileiras. Com 385 pontos na escala, ela ocupa a nova posição do índice.

AS DEZ MELHORES INSTITUI¤åES DO IGC
IES
ESTADO
ADM
PONTOS
Universidade Federal de São Paulo
SP
FEDERAL
439
Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
RS
FEDERAL
425
Fundação Universidade Federal de Viçosa
MG
FEDERAL
417
Universidade Federal de Minas Gerais
MG
FEDERAL
414
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
RS
FEDERAL
410
Universidade Federal do Triângulo Mineiro
MG
FEDERAL
402
Universidade Federal do Rio de Janeiro
RJ
FEDERAL
392
Universidade Federal de São Carlos
SP
FEDERAL
390
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
RJ
PRIVADA
385
10º
Universidade Federal de Itajubá
MG
FEDERAL
381

Entre as universidades que obtiveram o pior resultado no ranking há duas instituições federais. Uma delas é a Unicisal (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas), com 149 pontos, que aparece na última colocação. A outra é a UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia), que acumulou 176 pontos na avaliação. O estado de São Paulo concentra quatro das dez piores instituições de ensino. No entanto, há ainda universidades do Rio de Janeiro, Pará e Santa Catarina.

AS DEZ PIORES INSTITUI¤åES DO IGC
IES
ESTADO
ADM
PONTOS
Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UncisalALESTADUAL149
Universidade IguaçuRJPRIVADA158
Universidade do Grande ABCSPPRIVADA169
Universidade de Santo AmaroSPPRIVADA173
Universidade da AmazôniaPAPRIVADA175
Universidade Federal do Recôncavo da BahiaBAFEDERAL176
Universidade IbirapueraSPPRIVADA183
Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do ItajaíSCPRIVADA184
Universidade Santa érsulaRJPRIVADA191
10º
Universidade Bandeirante de São PauloSPPRIVADA195

Cálculo do IGC

Os dados do IGC (Öndice Geral de Cursos da Instituição) englobam a qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) de cada Instituição de Ensino Superior do Brasil. No cálculo do indicador, são utilizados a média do CPC (Conceito Preliminar do Curso) e o conceito fixado pela Capes para a pós-graduação, distribuída na totalidade de campi e municípios onde a instituição atua. O CPC é um componente relativo à nota do aluno no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), além da infra-estrutura e instalações, recursos didático-pedagógicos e corpo docente dos cursos de graduação.







RSS   


Comentarios para esta noticia

 

Publicidad

Publicidad