Saturday :: 19 / 04 / 2014

Además Notícias | Erros inglês | Arte por dia | 700 cursos | Livros grátis | Cadastre-se | MAPA DEL SITIO

Noticia

UFGD publica novo edital para Bolsa Permanência e Auxílio Alimentação


Imprimir Imprimir Enviar a un amigo Enviar PDF PDF Traducir Traducir

A Universidade Federal da Grande Dourados, por meio da Coordenadoria Especial de Assuntos Estudantis, publicou nesta segunda-feira (24) o novo edital de avaliação socioeconômica para bolsas dos Programas de Assistência Estudantil (Bolsa Permanência e Auxílio Alimentação) que não foram preenchidas por meio do edital anterior.

São oferecidos 115 Auxílios Alimentação no valor de R$ 165,00, disponibilizados em cartão magnético, e 201 Bolsas Permanência, no valor de R$ 210,00. O Programa de Assistência Estudantil da UFGD é destinado aos estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, para possibilitar a permanência e a diplomação desses na Universidade.

Essa será uma nova oportunidade para a inscrição de candidatos aos benefícios. Mesmo quem teve a inscrição indeferida, muitas vezes por falta dos documentos necessários, poderá tentar novamente, fornecendo dessa vez a documentação que mostre a situação familiar.

As inscrições estarão abertas no período de 25 a 31 de maio de 2010 (exceto sábados e domingos), na Coordenadoria Especial de Assuntos Estudantis (Unidade 1 da UFGD), das 07h às 11h e das 13h às 17h.

O Processo de inscrição compreenderá as seguintes etapas: 1ª Etapa - Ler o Edital antes de retirar o Formulário de Avaliação Socioeconômica; 2ª Etapa - Retirar o Formulário de Avaliação Socioeconômica e agendar o horário de entrega do Formulário de Avaliação Socioeconômica e de toda documentação exigida; 3ª Etapa - Agendar o horário da entrevista com Assistente Social, exceto os estudantes que realizaram entrevista conforme o Edital nº 001 de 06 de janeiro de 2010; 4ª Etapa - Entrega do Formulário de Avaliação Socioeconômica, da documentação exigida conforme Anexo I e entrevista com Assistente Social, quando for o caso; 5ª Etapa - Conferência da documentação exigida, pela Assistente Social da COã/UFGD; 6ª Etapa - Avaliação Socioeconômica, realizada por Assistente Social da COã/UFGD.

A rigidez para deferir as inscrições tem como objetivo permitir a transparência do processo, já que é por meio dos documentos que se pode comprovar legalmente as informações declaradas pelo candidato no formulário, evitando injustiças ou fraude na seleção.

Além da falta de documentação, outro motivo de liberação de vagas foi a desistência de acadêmicos que ao mesmo tempo foram beneficiados pelas bolsas de iniciação científica ou de incentivo a docência e tiveram que optar por qual benefício manter.

Para participar dos Programas de Assistência Estudantil o estudante deverá comprovar renda per capita de até um salário mínimo. Na avaliação socioeconômica serão analisados os seguintes itens: Renda familiar (somatório de todos os rendimentos das pessoas físicas que compõem o núcleo familiar, de eventuais pessoas jurídicas e renda de capital ou bens imóveis); Profissão/ocupação e nível de escolaridade do(s) mantenedor(es) ou cônjuge; Grupo familiar (o número de membros declarados no formulário socioeconômico e comprovados mediante documentação); Local de moradia do estudante e família; e Despesas da família com aluguel ou com financiamento casa própria, com pessoas com deficiência, com doença crônica ou degenerativa.

OBRIGAÇÕES

Entre as obrigações dos beneficiários estão: participar dos encontros e/ou outras atividades extracurriculares propostas pela COã/UFGD; não sofrer nenhuma sanção disciplinar no período de concessão do benefício; desenvolver, no caso de estudante beneficiado no Programa de Bolsa Permanência, atividades com uma carga de 20 horas mensais, conforme Plano de Atividades (anexo no edital); apresentar na COã/UFGD, no caso de estudante beneficiado no Programa de Bolsa Permanência, o Relatório Mensal de Atividades até o 5º dia útil do mês subseqüente; apresentar até o dia 20 de agosto de 2010 cópia do Histórico Escolar do 1º semestre de 2010 e do Atestado de Matrícula do 2º semestre de 2010.

DOCUMENTAÇÃO PARA INSCRIÇÃO

Para concorrer aos Programas de Assistência Estudantil da UFGD, Auxílio Alimentação e/ou Bolsa Permanência, o acadêmico deverá apresentar cópia dos seguintes documentos:

? Atestado de Matrícula, somente para os calouros 2010;

? Histórico Escolar do segundo semestre de 2009, somente para os veteranos;

? Documento de identidade do candidato e de todos os membros do grupo familiar (quando não houver, pode apresentar a Certidão de Nascimento). Caso houver, apresentar documentos referentes à tutela, adoção, termo de guarda e responsabilidade ou outro expedido pelo judiciário;

? Cadastro de Pessoa Física (CPF) do candidato e dos pais ou responsáveis legais ou do cônjuge, quando for o caso;

? Certidão de Óbito, em caso de pais ou responsáveis legais falecidos;

? Certidão de nascimento dos filhos, quando for o caso.

? Caso não receba pensão alimentícia, apresentar declaração do responsável pela família informando o porquê do não recebimento, quando for o caso;


SOLICITAÇÃO DE PARTICIPAÇÃO NOS PROGRAMAS DE ASSISTÊNCIA

ESTUDANTIL: BOLSA PERMANÊNCIA E/OU AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO

EDITAL Nº 007 DE 24 DE MAIO DE 2010

http://www.ufgd.edu.br/reitoria/coã/editais/EDITAL%20007-2010%20COã.pdf

Fonte: Assessoria de Comunicação da Universidade Federal da Grande Dourados







RSS   


Comentarios para esta noticia

 

Publicidad

Publicidad