Monday :: 24 / 11 / 2014

MaisNotícias | Arte por dia | Enem 2014 | Livros grátis | Cadastre-se | MAPA DO SITE

Noticia : Emprego

Saiba como pedir recomendação para seus colegas de trabalho

Ter uma boa referência pode ser o essencial para garantir uma vaga. Fique atento nas dicas de como pedir por uma boa carta de recomendação


ImprimirImprimirEnviar a un amigo Enviar

(Crédito: Dreamstime/Divulgação)

(Crédito: Dreamstime/Divulgação)

O ideal é que você consiga selecionar as melhores recomendações para deixar no seu perfil no LinkedIn

 

Ter recomendações às vezes é essencial para conseguir um emprego ou até mesmo um trabalho como freelancer em alguma empresa. Possuir uma indicação de alguma pessoa mostra aos selecionadores não só as empresas que trabalhou, mas também suas habilidades e qualidades. Também contribui para deixar claro como é o seu perfil no trabalho.

 


» Acompanhe as notícias de carreira do Universia Brasil
» Siga o Universia Brasil no Twitter

 

O LinkedIn, por exemplo, oferece além do cadastro do currículo, a possibilidade que as pessoas conectadas em seu profile possam escrever detalhes sobre como você trabalha. Se usado corretamente esse recurso pode fazer com que seu currículo se destaque no meio da multidão.

 

Confira algumas dicas de como pedir recomendação para seus colegas de trabalho organizada pelo site Mashable:

 

Faça um plano estratégico de recomendação
Recomendações onlines como as postadas no LinkedIn podem contribuir para que o selecionador se sinta mais confortável sobre como você é como pessoa. Isso provará que você não é um perfil fabricado e possui conexões com pessoas que estão dispostas a falar coisas boas.


Tenha uma estratégia clara para explicar o porquê deseja uma indicação. A partir do momento que isso estiver na sua cabeça procure as pessoas que respeita dentro e fora da empresa que está e explique seus motivos.

 

Equilíbrio é a chave
Quando você definir o porquê de pedir uma recomendação será o momento de descobrir quem são as pessoas que conversará. O ideal é ter um bom mix de pessoas, isto é, de diretores a funcionários com cargos menores para ter diferentes pontos de vista sobre como você é.

 

Trabalhos voluntários mostram habilidades
Quando for atualizar seu currículo não se esqueça de inserir trabalhos voluntários realizados. Busque um colega que trabalhou com você nessa função para fazer uma recomendação sobre seu trabalho. Apontar se os resultados foram alcançados pela equipe também é importante constar na carta de recomendação.


Voluntariado mostra paixão por ajudar o próximo e capacidade de trabalhar por outras causas. Ter feito algum tipo de trabalho desse tipo pode ajudar muito na hora de competir por uma vaga no mercado de trabalho.

 

Selecione a pessoa para recomendar
Pedir recomendação sempre esbarra na relação que existia com aquela pessoa profissionalmente, além do que não é fácil construir um relacionamento com confiança em pouco tempo de empresa. O ideal é que você dê um tempo de pelo menos um ano antes de pedir recomendações e sempre trate com cuidados as pessoas que deseja que escrevam coisas boas sobre você. Pense em quais habilidades e realizações são mais importantes estarem escritas e analise quais contatos poderão falar disso da melhor forma possível.

 

Ache o número certo
Uma questão comum sobre recomendações é saber qual o número ideal. É possível ter diversas cartas, especialmente se são várias da mesma empresa. O ideal é que cada recomendação mostre uma competência diferente em outros postos de trabalho. Entretanto, não coloque muitas recomendações. Da mesma forma que os selecionadores não lêem mais do que duas páginas de currículo, eles não lerão muitas recomendações.

 

Selecione as cartas mais interessantes
Nem todas as recomendações acrescentam para o currículo e algumas podem até causar mais mal do que bem. Quando pedir para alguém redigir algo sobre você, peça gentilmente para vê-la antes de ser publicada. Dessa forma, será possível selecionar as recomendações mais interessantes.


Se você receber uma carta não muito boa é possível escondê-la no perfil do LinkedIn e selecionar apenas as melhores. Não se esqueça também de agradecer o esforço e tempo gasto pela pessoa que escreveu a recomendação sobre você. Pergunte se há alguma forma de retribuir ao favor, mesmo que uma recomendação de reciprocidade não seja o mais adequado.

 

 






RSS   


Comentarios para esta noticia

 

Suscríbete a nuestro boletín de noticias


Publicidad

Publicidad