Saturday :: 02 / 08 / 2014

MaisNotícias | Arte por dia | Enem 2014 | Livros grátis | Cadastre-se | MAPA DO SITE

Noticia : Enem 2011

6 dicas para montar um bom resumo para estudar às vésperas do Enem 2011

Há menos de vinte dias para o exame, especialistas falam dos assuntos mais comuns que podem cair na prova e como fazer um resumo eficaz de acordo com a matéria 


ImprimirImprimirEnviar a un amigo EnviarPDFPDF

(Crédito: Kiselev Andrey Valerevich / Shutterstock.com)

(Crédito: Kiselev Andrey Valerevich / Shutterstock.com)

Provas do Enem 2011 acontecem nos dias 22 e 23 de outubro

 

O que fazer na reta final do Enem 2011 (Exame Nacional do Ensino Médio)? Acompanhar aulas de revisão dos cursinhos ou refazer exames passadossimulando a prova em tempo real? Todo treino é válido há menos de vinte dias para a prova - reta final do exame. Ter algumas "cartas na manga", porém, pode fazer toda diferença na véspera do Enem. Uma boa dica é saber montar um resumo estratégico capaz de reunir informações-chave em poucas palavras. Esse resumo ou "fichamento" por disciplina pode ser decisivo para que alunos esforçados garantam pontos extras nas questões.

 

» 8 temas que podem cair na redação do Enem
» Vai prestar o Enem 2011? Estude com as provas oficiais!
» Todas as notícias do Enem 2011

 

De olho nisso, separamos algumas dicas dadas por especialistas para você se dar bem no Enem que acontece nos próximos dias 22 e 23 de outubro. Confira:

 

 

Resumo para o Enem 2011: Anote tudo, da TV ao jornal impresso

"Não existe milagre, é preciso manter o ritmo de estudos", lembra o professor Alberto Francisco Nascimento, coordenador do cursinho pré-vestibular Anglo. Com a reforma no modelo de prova ocorrido em 2009, o exame ficou bastante similar ao vestibular tradicional. A dica então é fazer um fichamento de conteúdo relacionado a matérias teóricas como História e Geografia, para sintetizar as ideias centrais com base na interpretação do próprio estudante. "Para isso também é essencial anotar o que está sendo divulgado nos grandes noticiários, que norteiam as questões mais evidentes da prova", ressalta Nascimento.

 

 

Resumo para o Enem 2011: Todas as fórmulas devem estar no papel para ler e treinar

Matérias que exigem raciocínio lógico (Matemática) pedem anotações das fórmulas. O cálculo de áreas geométricas, por exemplo, foi um assunto bastante requisitado nas últimas provas. E você, lembra como calcular?

 

 

Resumo para o Enem 2011: Lembre-se de anotar algum exercício prático - isso ajuda na memorização

"Cada matéria possui uma linha de estudo. Em Física, por exemplo, é muito importante ter a fórmula no papel e fazer um treino sistemático para conhecer melhor as formas de interpretar a questão sem estranhar o enunciado", explica Vera Lúcia Costa, coordenadora do cursinho Objetivo. Por isso, o fichamento dessas disciplinas é diferente é mais prático e menos teórico.

 

 

Resumo para o Enem 2011: Biologia e Química mesclam cálculos e fórmulas. Anote-as para não esquecer

Nestes temas, dentre os assuntos de maior preferência do exame se incluem o ecossistema e relação direta com os seres vivos, além dos tradicionais cálculos estequiométricos em Química - o que tornam importante as anotações das fórmulas de mol. Se você não anotou, não se esqueça de por no papel porque elas serão fundamentais para a resolução dos exercícios.

 

 

Resumo para o Enem 2011: Prova de História? Separe drops de informações de acordo com os períodos

Em História do Brasil, dominar assuntos a partir do período republicano é essencial, mas também reserve espaço para a História Contemporânea. Temas relacionados à poluição, aquecimento global e questões socioambientais, como o tratamento ecológico dos resíduos sólidos também merecem fichamento cuidadoso devido a sua recorrência no exame. É uma boa dica salvar drops - pequenas informações - de cada período para uma leitura e revisão dinâmica.

 

 

Resumo para o Enem 2011: Domine a interpretação de gráficos e textos

No Enem também são bastante comuns os assuntos que tratam de matrizes energéticas, hidroelétricas, produção do etanol e agricultura brasileira. "A leitura sistemática de jornais e revistas é um excelente caminho que pode contribuir para o fichamento, e que auxilia a interpretação de mapas, gráficos e textos", diz o professor Alberto Nascimento.

 

 

Sugestão para o Enem 2011

E você tem alguma dica de como montar seu resumo ou fichamento? O que ajuda você na hora de revisar o conteúdo para a prova? Compartilhe com a gente em nossas redes sociais: Twitter (@UniversiaBrasil) ou Facebook Universia Brasil.

 

 






RSS   


Comentarios para esta noticia

 

Publicidad

Publicidad