Friday :: 18 / 04 / 2014

Também Notícias | Erros inglês | Arte por dia | 700 cursos | Livros grátis | Cadastre-se | MAPA DO SITE

Noticia : Pintura

171 anos do nascimento de Monet

Claude Monet foi o maior representante do impressionismo no mundo e tem uma das vinte obras mais caras do mundo


Imprimir Imprimir Enviar a un amigo Enviar PDF PDF Traducir Traducir

(Crédito: Reprodução)

(Crédito: Reprodução)

O pintor tem a 15ª obra mais cara do mundo já comercializada. Ela foi vendida por 72 milhões de dólares em 2008

 

Nesta segunda-feira (14) fará, exatamente, 171 anos do nascimento de um dos maiores pintores do mundo. Claude Monet nasceu em 14/11/1840. O pintor tem a 15ª obra mais cara do mundo já comercializada. Ela foi vendida por 72 milhões de dólares em 2008.

 

» Em um dia como hoje nasceu Da Vinci; Veja as habilidades do pintor em um passeio virtual exclusivo
» Artista inglês transforma chiclete em obra de arte; Veja fotos
» Os museus de arte mais populares do mundo

 

Quando adolescente, Monet era ilustrador e cartunista. Ele até alcançou certa fama com essas atividades. Porém, em 1856, começou a pintar paisagens, ensinado pelo pintor francês Boudin.

 

Três anos depois, mudou-se de Le Havre, onde vivia com os pais, e foi à Paris. Lá cursou a Escola Belas Artes, onde fez amizade com Renoir e outros pintores famosos. Mais tarde, depois de uma tentativa de homicídio, viajou para Londres.

 

Na cidade inglesa, pintou quadros que refletiam interesse do jovem pintor pela pintura oriental e fotografia. Quando voltou à França, Monet instalou-se em Argenteuil e lá recebia seus outros amigos impressionistas. O rio Sena e as paisagens da cidade serviram de inspiração para diversos quadros do pintor.

 

Em 1872, pintou o quadro Impressão, nascer do sol, que deu origem ao nome do movimento impressionista. Embora tenha sido utilizado na época como um termo depreciativo, Monet adorou ser chamado assim, pois sabia que estava revolucionando a pintura.

 

A síntese da obra do pintor são os quadros que compõem a série Ninféias. No final de sua vida, Monet teve catarata e, por isso, passou a pintar com tons de cores mais fortes. Com a morte de sua esposa, em 1911, o artista ficou cada vez mais triste e com menos vontade de viver. O pintor morreu em 1926 e está enterrado na região da Haute-Normandie (Alta Normandia).

 

 

O Impressionismo


A técnica de pintura de Monet foi criticada na época, como qualquer inovação. No entanto, ela é hoje considerada uma das formas de pintura mais bonitas que existem. Vistos de perto, os quadros do artista parecem borrões, porém, vistos de longe, o quadro se forma nitidamente.

 

Argentueil é a cidade onde Monet mais se inspirou para pintar suas obras. O pintor aproveitava as belas paisagens naturais da cidade, situada a apenas 11 km de Paris. Não é a toa que Monet tem diversas obras nas quais representa o rio Sena.

 

 






RSS   


Comentarios para esta noticia

 

Publicidad

Publicidad