Notícias

6 dicas para ter novas ideias no ambiente de trabalho

      
(Crédito: Yuri Arcurs / Shutterstock.com)
(Crédito: Yuri Arcurs / Shutterstock.com)

 

Muitas vezes as reuniões de brainstorm nas empresas acabam forçando os empregados a pensarem em ideias e soluções sem nenhum tipo de estímulo, o que pode prejudicar ainda mais o andamento da área e acabar trazendo à tona ideias que não são tão úteis por terem sido pensadas sem nenhum tipo de inspiração.

 

» 10 dicas para pensar de maneira positiva
» Ajudar as pessoas aumenta a expectativa de vida
» Eles têm os empregos mais felizes

 

Uma coisa é criar coisas inovadoras e incríveis, outra é procurar maneiras diferentes de resolver um problema dentro da área. Essa última opção com certeza é muito mais fácil.

 

Veja algumas dicas para se inspirar e pensar em coisas criativas:

Crie barreiras

Criar situações anormais pode ser uma maneira de resolver seu problema de criatividade. Procure criar barreiras e pense em maneiras de resolver estes conflitos. Pense em coisas como “E se amanhã um novo concorrente entrasse para o mercado. Como faríamos para inovar nossos produtos?” ou “E se meu melhor professor pedisse demissão? Como faria para que a aula continuasse no mesmo nível?”.

 

Perca sua fonte secundária de lucro

Imagine-se em um cenário onde você perde sua fonte secundária de lucro, como por exemplo os upgrades de programas ou as manutenções de um produto pós-venda. Como você faria para continuar forte no mercado?

 

Não tenha lucro nas primeiras vendas

Toda venda costuma gerar um lucro, no entanto há casos em que as primeiras vendas não geram lucro para atrair o consumidor e fazer com que ele seja fiel nas próximas aquisições e nos planos de manutenção.

 

Perca a sua liderança

Os gerentes e supervisores são peças importantes na coordenação de uma empresa e na divisão de tarefas e responsabilidades, porém o que aconteceria se você perdesse esse braço durante um tempo? Como a falta destes profissionais afetaria a empresa? Onde as decisões seriam tomadas?

 

Faça de maneira impecável

Imagine-se em um cenário onde um erro, por menor que fosse, custaria a vida de sua empresa. Pense em todo o processo de execução de tarefas dentro do ambiente de trabalho e tente fazer uma revisão completa para garantir que nenhum tipo de erro aconteça dentro da empresa. Procure pensar nos mínimos detalhes e em todos os profissionais envolvidos.

 

Não tenha a resposta para tudo

Durante uma reunião, diga aos seus funcionários para levantarem ideias para resolver um problema em específico. No começo eles irão dar suas opiniões e devem esperar um feedback seu, porém ao invés de mostrar seu ponto de vista, fique calado e deixe que outras pessoas da equipe apontem outras soluções para debater com a ideia anterior. Fazendo isso você estimula a argumentação e deixa que seu time pense à vontade sem ser cortado pelo chefe.

 

 



Tags:

Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.