Tuesday :: 16 / 09 / 2014

MaisNotícias | Arte por dia | Enem 2014 | Livros grátis | Cadastre-se | MAPA DO SITE

Noticia : Curiosidades

11 razões para seu esquecimento

A perda de memória tem muitas causas: gravidez, viagem de longa duração e até não comer carne o suficiente. Saiba como consertar isso


ImprimirImprimirEnviar a un amigo EnviarPDFPDF

(Crédito: VitezslavValka / Shutterstock.com)

(Crédito: VitezslavValka / Shutterstock.com)

 

Você tem perda de memória? Por exemplo, você esquece-se do que estava falando ou anda até a cozinha e esquece o que queria fazer por lá? A explicação padrão para este problema é que ou você está sobrecarregado de informação ou você está velho. Mas, às vezes, lapsos de memórias podem ter outra explicação um pouco mais específica.

 

» Do que depende ter boa ou má memória?
» 15 maneiras de melhorar sua memória e aumentar a produtividade
» Deu branco? Veja os tipos de memória e como melhorar o desempenho

 

Saiba a seguir quais são as 11 possíveis causas para seus esquecimentos e o que fazer em relação a eles:

 

11 razões para seu esquecimento - Vitamina B12

Encontrada em alimentos como carnes, peixes e leites, a vitamina B12 é associada à boa memória. Por isso, é importante que vegetarianos prestem atenção na dieta porque é provável que o nível de vitamina B12 deles seja baixo. Outras causas possíveis para o esquecimento são anemia e doença de Crohn (enfermidade inflamatória no intestino). A última está relacionada com o fato de que é através da presença de certos ácidos em nosso estômago que absorvemos a vitamina B12.

 

 

11 razões para seu esquecimento - Pressão Alta

Se você é esquecido e tem menos de 45 anos, é bom tirar sua pressão. Segundo estudo na Universidade do Alabama, nos Estados Unidos, aqueles que têm problema de pressão arterial mais provavelmente apresentarão problemas de memória e raciocínio. As obstruções causadas pela pressão alta fazem com que o sangue circule com menos intensidade em partes importantes do cérebro afetando a memória. Mas não tem segredo: praticar exercícios e comer alimentos saudáveis melhora sua pressão e, portanto, sua memória.

 

 

11 razões para seu esquecimento - Problemas na Tireóide

Se você tem estado muito cansado (a), deprimido (a), ganhando muito e peso e sentindo que sua memória não é mais o que era, você pode ter hipotireoidismo. Neste caso, a tireóide não produz suficientemente um hormônio chamado tiroxina. Desta forma, tudo no seu corpo trabalha mais devagar, inclusive seu cérebro e, por consequência, sua memória. A melhor forma de tratamento para o hipotireoidismo é através da ingestão de hormônios fabricados em laboratórios, algo simples que melhorará os sintomas rapidamente.

 

 

11 razões para seu esquecimento - Estatinas


Embora se diga que estes comprimidos para abaixar o colesterol melhorem a memória, estudos recentes dizem o contrário. Um instituto reconhecido nos Estados Unidos chamado Cochrane Library realizou uma pesquisa com 34 mil pacientes e descobriu que diversas pessoas que tomavam este remédio tinham problemas ao lembrar-se de eventos recentes. As estatinas lipossolúveis, como a Simvastatina, são as que mais causam problemas.

 

 

11 razões para seu esquecimento - Menopausa

Estudo na Universidade da Califórnia revela que níveis decrescentes de estrógeno podem ser um problema. "Este hormônio parece ter um efeito protetor nos neurotransmissores - mensageiros químicos no cérebro", revela o professor Ross, um dos pesquisadores da faculdade. Felizmente, a perda de memória não é permanente. Tomar hormônios como estrógeno ou progesterona, durante esta época, pode ajudar.

 

 

11 razões para seu esquecimento - Viagens de longa duração

Quem já pegou voos de muitas horas sabe como a viagem pode deixá-lo com dor de cabeça e cansado. Um recente estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, mostra que é difícil fazer com que seu cérebro volte ao normal depois desse tipo de jornada. Isso se deve ao fato de que não se dorme bem quando se viaja por muito tempo. O que nos deixa concluir também que qualquer problema no sono também afeta a memória.

 

 

11 razões para seu esquecimento - Quimioterapia

A perda de memória é um dos vários efeitos colaterais indesejados da quimioterapia. Este processo químico parece afetar células saudáveis do cérebro podendo até gerar uma degeneração do sistema nervoso central. Geralmente, o problema é reversível, embora este efeito possa durar por até 10 anos. Tomar aspirina é uma das recomendações para quem passa por isso, no entanto, é aconselhável que você fale com seu médico antes de se medicar.

 

 

11 razões para seu esquecimento - Gravidez

Estudo realizado na Universidade de New South Wales, na Austrália, comparou a memória de grávidas. Foi descoberto que aquelas que esperavam por um filho eram mais esquecidas. Acredita-se que o complicado dia a dia e a quebra de rotina de uma mulher grávida seja a causa para tal problema.

 

 

11 razões para seu esquecimento - Anestésicos

O bom do anestésico é que você não se lembra de nada quando você acorda. No entanto, parece que a perda de memória pode durar mais do que você imagina. Estudo realizado pela Universidade da Florida revela que o esquecimento pode durar até um ano depois da cirurgia, principalmente em pacientes mais velhos.

 

 

11 razões para seu esquecimento - Depressão

A doença é relacionada com a falta de serotonina e norepinefrina, que transmitem mensagens. A escassez destas substâncias também pode exercer efeito na memória. "Tratar a depressão também pode aliviar problemas de esquecimento", explana o diretor clínico do hospital americano Clementine Churchill, Michael Gross.

 

 

11 razões para seu esquecimento - Álcool

A razão pela qual, depois de ter bebido, você não se lembre de certos acontecimentos é que o álcool intoxica o hipocampo, região do cérebro que consolida lembranças. Mas a perda de memória não é permanente e a única forma de se prevenir disto é não beber.

 

 






RSS   


Comentarios para esta noticia

 

Publicidad

Publicidad