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Noticia : Carreira

7 maneiras de se desculpar no mundo dos negócios

Confira algumas dicas para se desculpar diante de algumas falhas no ambiente de trabalho


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(Crédito: David Castillo Dominici/Shutterstock.com)

(Crédito: David Castillo Dominici/Shutterstock.com)

Pedir desculpas pode ser uma maneira de separar o passado do presente e do futuro

 

Todos nós corremos o risco de errar algumas vezes na vida. Apesar da tradicional desculpa de que “errar é humano”, precisamos estar preparados para assumir nossas falhas e corrigir possíveis erros ao longo de nossa vida profissional.

 

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Pedir desculpas pode ser uma maneira de separar o passado do presente e do futuro, encerrando o conflito e começando uma etapa nova. Se você errou ou deixou de cumprir com um objetivo, não tente desviar a culpa do erro para outras pessoas, e sim admita a falha e seja profissional na hora de se posicionar diante dos outros.

 

Separamos 7 dicas para te ajudar na hora de se desculpar de maneira profissional. Estas dicas servem não só para limpar sua imagem, como também para crescer profissionalmente. Confira:

 

#1 - Separe a desculpa da explicação


Não tente se desculpar e ao mesmo tempo dar motivos para ter se comportado daquela maneira diante de uma situação em específico. Use o momento somente para se desculpar e dizer que você realmente errou. Só tente explicar suas razões algum tempo depois de que sua desculpa tenha sido aceita, para não dar o tom de que você está tentando fugir da responsabilidade.

 

#2 - Procure abrir espaço para uma possível discussão


Ao se desculpar com alguém, procure abrir um espaço para que a pessoa mostre exatamente onde aconteceu o erro e o que pode ser feito para ser melhorado. No entanto, se você já tem em mente o que levou ao descuido, evite este tipo de discussão, que muitas vezes pode levar a um conflito ainda maior.

 

#3 - Peça desculpas pessoalmente


Não use a tecnologia para se comunicar com outra pessoa na hora de pedir desculpas. Apesar da praticidade do e-mail e do telefone, a melhor maneira de se reconciliar com uma pessoa é pessoalmente.

 

#4 - Não tente mostrar que você já domina o assunto depois de passar por um conflito


Na hora de pedir desculpas, pense e vá com algumas ideias em mente para resolver o problema e evitar novos erros. Porém, guarde suas ideias e primeiro pergunte à outra pessoa o que ela acha que é correto fazer para consertar o problema. Procure considerar as ideias e somente depois de ouvir o outro lado explique qual foi a solução que você pensou.

 

#5 - Assuma o erro


Apesar de ser fácil apontar os culpados, procure assumir o erro sozinho e deixe que cada profissional assuma sua fração de culpa. O melhor a fazer é passar logo por esta fase e procurar soluções para melhorar no futuro.

 

#6 - Pense no futuro


Ao invés de perder tanto tempo tentando se desculpar e encontrar maneiras de amenizar a culpa, tente oferecer alternativas para não cometerem o mesmo erro no futuro e aprimorar cada vez mais os processos dentro do ambiente de trabalho.

 

#7 - Não force novas discussões


Depois de ter suas desculpas aceitadas, procure não tentar levantar o problema novamente. Se outra pessoa insistir em discutir o que aconteceu, tente encerrar a conversa e dizer que você já encontrou uma solução para que o fato não se repita.

 

 






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