Sunday :: 23 / 11 / 2014

TambémNotícias | Arte por dia | Enem 2014 | Livros grátis | Cadastre-se | MAPA DO SITE

Noticia : História

Exposição no MASP apresenta cotidiano da Roma Antiga

Mais de 300 peças e obras originais do período tardio da República e primeiros séculos do Império Romano estarão à mostra de 25 de janeiro até 1º de abril no MASP


ImprimirImprimirEnviar a un amigo Enviar

(Crédito: Arquivo do Museu Nacional de Roma / Divulgação)

(Crédito: Arquivo do Museu Nacional de Roma / Divulgação)

Esta é sua chance de sair da monotomia dos impressos e entender de verdade alguns aspectos da cultura romana

 

O Museu de Arte de São Paulo (MASP), nesta quarta-feira (25) apresentará 370 perças e obras originais do período tardio da República Romana e primeiros séculos do Império Romano que revelam fatos e costumes de Roma e seus imperadores. O acervo sai da Itália pela primeira vez de importantes instituições com o Museu Arqueológico Nacional de Florença, o Museu Nacional Romano, o Museu Nacional de Nápoles, o Antiquário de Pompeia, o Museu Arqueológico de Fiesole e a Galeria Uffizi. A exposição marca a abertura da programação do MASP no Momento Itália Brasil 2011-2012.

 

 

» Veja as fotos da exposição

 

A riqueza cultura romana extrapolou a Europa e chegou na África e na Ásia, foi o maior império do mundo. Roma chegou a dominar grande parte do que se conhecia no planeta. A influência deste império é percebida até hoje por nós. A sociedade brasileira, basicamente alicerçada nos princípios ocidentais, tem muito desta civilização em si.

 

Não é à toa que Roma ainda cai nos vestibulares. A melhor maneira de fixar de verdade alguma matéria é buscá-la de outra forma, saindo um pouco do livro. Esta é sua chance de sair da monotomia dos impressos e entender de verdade alguns aspectos da cultura romana.

 

A exposição Roma - a Vida e os Imperadores traz joias, afrescos, mosaicos, esculturas, vestimentas e objetos da antiga Roma. É uma verdadeira viagem a 3 séculos do período tardio da República e primeiros séculos do Império Romano, de Júlio César (49 a.C. - 44 a.C.) e Augusto (27 a.C – 14 a.C) até Septímio Severo e seu filho Caracala, que reinaram entre 193 e 217.

 

A mostra está dividida em 4 núcleos expositivos. Para cada compartimento, foram selecionados os mais exemplares arqueológicos mais representativos de cada fase. O primeiro módulo aborda César, Augusto e o nascimento do Império. O segundo núcleo contextualiza o luxo e a opulência de um dos imperadores romanos mais controversos: Nero. O terceiro compartimento retrata o apogeu de Roma. Por fim, a última parte da exposição explora as variadas origens dos costumes romanos e revela um Império multicultural.

 

 

Serviço - Roma: a Vida e os Imperadores

:

Onde: Av. Paulista, 1578, São Paulo
Quando: de 25 de janeiro a 1º dia de abril, de terças-feiras a domingos e feriados, das 11h às 18h. Às quintas-feiras: das 11h às 20h
Quanto: Inteira: R$ 15,00. Estudantes, professores e aposentados com comprovantes: R$ 7,00
Informações ao público: www.masp.art.br, Twitter: http://twitter.com/maspmuseu, Tel.: (11) 3251.5644

 

 






RSS   


Comentarios para esta noticia

 

Suscríbete a nuestro boletín de noticias


Publicidad

Publicidad