Thursday :: 02 / 10 / 2014

MaisNotícias | Arte por dia | Enem 2014 | Livros grátis | Cadastre-se | MAPA DO SITE

Noticia : Um Pouco de Arte para sua Vida

Conheça Autorretrato com Colar de Espinhos e Beija-flor, de Frida Kahlo

A 35ª obra homenageada no quadro Um Pouco de Arte para sua Vida é Autorretrato com Colar de Espinhos e Beija-flor, da pintora mexicana Frida Kahlo


ImprimirImprimirEnviar a un amigo EnviarPDFPDF

Neste autorretrato, Frida se baseia em imagens pré-colombianas e cristãs para retratar a si mesma como uma orgulhosa mestiça, uma mexicana de ascendência europeia e ameríndia

 

Frida Kahlo é uma célebre artista mexicana conhecida por sua arte autobiográfica. Das suas 143 pinturas, mais de 50 são autorretratos e até mesmo seus outros trabalhos são autobiográficos. A partir de sua realidade dolorosa, Kahlo criou telas que marcaram a história da arte latino-americana. A obra homenageada de hoje em Um Pouco de Arte para sua Vida é Autorretrato com Colar de Espinhos e Beija-flor

 

» Confira a lista de todas as obras de arte

» Sobre o projeto "Um pouco de arte para sua vida"

 

As pinturas de Frida Kahlo são frequentemente consideradas surrealistas, por serem carregadas de simbolismo. Não obstante, a artista negou ser classificada de tal maneira porque, de acordo com ela mesma, pintava sua realidade pessoal e não seus sonhos.

 

Frida sofreu a vida inteira de uma realidade dolorosa. Sua saúde era debilitada e tinha uma relação complicada com seu marido, o artista mexicano Diego Rivera. Ambos tinham casos extraconjugais e eles se separaram diversas vezes.

 

Após a primeira separação definitiva com Rivera, Frida teve um caso com Leon Trotski, líder revolucionário russo. No entanto, em 1940, quando pintou esta obra, se casou de novo Diego Rivera. 1940 foi também o ano em que Trotski foi assassinado.

 

O sofrimento físico onipresente e o intenso tormento psicológico são aparentes no simbolismo que a artista utiliza. Neste autorretrato, Frida se baseia em imagens pré-colombianas e cristãs para retratar a si mesma como uma orgulhosa mestiça, uma mexicana de ascendência europeia e ameríndia.

 

 

5 detalhes de Autorretrato com Colar de Espinhos e Beija-flor se destacam:

 

1 - Rosto

Colocada no centro, como nos ícones religiosos, a face da artista é o foco da pintura. O olhar de Frida sugere tanto seu sofrimento quando sua resistência a ele. Ela usa um penteado tradicional mexicano para honrar seu país de origem.

 

2 - Cor e natureza

As cores vivas das folhas atrás de Frida refletem o gosto da artista pela natureza mexicana. As libélulas e as borboletas ao redor de sua cabeça são símbolos cristãos de esperança e renascimento.

 

3 - Gato preto

Sobre o ombro esquerdo de Frida, aparece um gato preto. A artista amava os animais e cuidou de vários, principalmente após se dar conta de que não poderia ter filhos.

 

4 - Colar

O colar de espinhos de Frida revela suas raízes e seu patriotismo. O beija-flor pendurado em seu colar é um símbolo mexicano de sorte no amor. No entanto, como se pode ver, o animal está morto. Os espinhos que se enfiam em seu pescoço lembram o sofrimento de Cristo e também retratam a própria dor da pintora.

 

5 - Macaco

Embora seja um símbolo do diabo e da luxúria, o macaco, para Frida, representa o amor que ela não recebia de seu marido. Com sua natureza divertida, o animal também pode simbolizar o filho que não podia ter em virtude de sua condição de saúde debilitada.

 

 

 

Ficha Técnica - Autorretrato com colar de espinhos e beija-flor:


Autor: Frida Kahlo
Onde ver: Harry Ransom Center, Austin, Texas, Estados Unidos
Ano: 1940
Técnica: Óleo sobre tela
Tamanho: 61cm x 47cm
Movimento: Arte mexicana

 

 






RSS   


Comentarios para esta noticia

 

Publicidad

Publicidad