Tuesday :: 23 / 09 / 2014

MaisNotícias | Arte por dia | Enem 2014 | Livros grátis | Cadastre-se | MAPA DO SITE

Noticia : Dicas

12 dicas para você (finalmente) organizar sua vida

De guarda roupas a relacionamentos, cozinhas a carros, todos temos alguma coisa, ou muitas, que precisam ser reorganizadas para que funcionem melhor


ImprimirImprimirEnviar a un amigo EnviarPDFPDF

(Crédito: Digital Genetics / Shutterstock.com)

(Crédito: Digital Genetics / Shutterstock.com)

Organizar-se leva tempo, paciência e habilidade de jogar as coisas fora. Uma vez que você começou, irá sentir-se muito melhor depois

 

Existem pessoas que possuem a habilidade invejável de conseguir organizar-se em todas as áreas da vida. Mas a maioria de nós, meros mortais, estamos sempre nos estressando por alguma bagunça ou desordem em nossa casa, escritório ou mesmo em sentimentos. Com a constante correria e cansaço, deixamos de lado esses pequenos deslizes, até que em alguma hora, eles simplesmente não possam mais ser ignorados. Se você chegou a esse ponto, ou prefere prevenir-se de chegar, siga essas dicas:

 

» Como ser organizado
» Está desempregado? 10 dicas para voltar ao mercado de trabalho
» 40 dicas para estudantes universitários

 

 

Confira 12 dicas de especialistas para organizar sua vida:


Como organizar sua vida: 1) Separe 15 minutos por dia para organizar-se

O que é prioridade em sua organização? É uma pilha de roupas, e-mails ou correspondência que precisa ser jogada fora ou posta para lavar? Apenas 15 minutos para essa urgência pode fazer uma grande diferença no resto do dia. Ambientes limpos e livres de montanhas de cacarecos são muito mais fáceis de organizar. Jogue fora o que você não usa, e se forem roupas, doe para quem precisa delas.

 

Como organizar sua vida: 2) Baixe algum programa de gerenciamento de dinheiro

Programas de gestão financeira facilitam a sua vida imensamente. O investimento vale a pena. Programas como esses te ajudam a pagar e organizar contas, orçamentos, poupanças, transações bancárias, ver onde e em que você está colocando seu dinheiro. Você ganha tempo e organiza seu dinheiro.

 

Como organizar sua vida: 3) Classifique seus compromissos

Faça listas: para fazer, para ler, para comprar, para guardar, etc. Isso é tudo o que você precisa para se manter em ordem. Agora, use os 15 minutos que citamos acima, uma ou duas vezes por semana, para classificar e organizar suas listas.

 

Como organizar sua vida: 4) Guarde suas senhas em um local seguro

Lembrar-se de senhas pode ser muito difícil e um grande desperdício de tempo. Há muitas formas de manter suas senhas em um local seguro e protegido. Ache o que é melhor para você e dedique algumas horas para gravar suas informações vitais em um local online que você possa acessar de qualquer lugar.

 

Como organizar sua vida: 5) Organize todas as informações familiares

Seja em um quadro na cozinha, um caderno ou um documento online. É importante que a família compartilhe planos e informações, como compromissos, horários, números de telefone, e assim por diante. Classificar por cor cada categoria pode ajudar ainda mais, se você estiver disposto. Cada membro da família pode ter sua própria cor, o que é muito útil nas horas de pressa.

 

Como organizar sua vida: 6) Use um programa de cópia de segurança (backup) online

Isso é essencial para que você fique tranqüilo com documentos e arquivos importantes que tenha gravados em seu computador, desde documentos legais a fotos. Com o backup online, você pode acessar e organizar seus documentos de qualquer lugar, a qualquer hora.

 

Como organizar sua vida: 7) Seja impecável com seu guarda-roupa

Talvez em uma tarde tranqüila, em que estiver chovendo e ninguém mais estiver em casa, passe algumas horas organizando seu armário. Seja honesto consigo mesmo a respeito de coisas que não servem, não gosta ou dificilmente usa. Com um guarda-roupa organizado você irá perder menos tempo e pessoas em necessidade irão ter o que vestir.

 

Como organizar sua vida: 8) Seja rigoroso com os brinquedos de seus filhos

Os mesmo princípios das roupas se aplicam aos brinquedos. Se você tem crianças muito pequenas, faça isso quando elas não estiverem em casa. Se forem mais velhas, aproveita essa oportunidade para conscientizá-las sobre ajudar outras crianças ou dar valor àquilo que elas possuem. Você também pode organizar um sistema de recompensa, a cada 10 brinquedos doados, elas ganham R$0,50 ou o valor que você definir.

 

Como organizar sua vida: 9) Cheque as datas de validade de remédios e produtos na dispensa

Você irá se surpreender com a quantidade de coisa que estão fora de validade: temperos sem sabor, analgésicos sem efeito. Livre-se de medicamentos prescritos que você não usa mais, levando-os para o local de despejo apropriado. Até alimentos enlatados possuem datas de expiração.

 

Como organizar sua vida: 10) Atenção para o armário de roupa de banho e cama

Há tantas fronhas sem uso, toalhas de mão perdidas, cobertores velhos e até mofados que precisam ser aposentados. Mantenha jogos de lençol juntos, toalhas separadas por cor e tamanho. Se puder e precisar, compre roupas de cama novas, as vezes vale a pena investir. O mesmo vale para toalhas.

 

Como organizar sua vida: 11) Digitalize suas fotos

Esse é um projeto a longo prazo e deve ser realizado em partes – 15 minutos por dia, no máximo. Não estabeleça um prazo ou sinta-se pressionado a fazer isso rapidamente.

 

Como organizar sua vida: 12) Contrate um organizador profissional

Se tudo isso parece demais para você fazer sozinho, ou você simplesmente não tem tempo, contrate um profissional. É muito mais fácil organizar-se quando alguém que entende do assunto te ajuda. Há especialistas para todas as áreas, desde garagens a computadores.

 

 



Autor:




RSS   


Comentarios para esta noticia

 

Publicidad

Publicidad