Saturday :: 22 / 11 / 2014

MaisNotícias | Arte por dia | Enem 2014 | Livros grátis | Cadastre-se | MAPA DO SITE

Noticia : Carreira

8 dicas de como fazer discursos

Só de pensar em falar em público você já fica enjoado? Se sim, você não está sozinho. Confira algumas dicas que irão ajudá-lo a vencer esse desafio!


ImprimirImprimirEnviar a un amigo Enviar

(Crédito: discurso-Tonis Pan / Shutterstock.com)

(Crédito: discurso-Tonis Pan / Shutterstock.com)

Quando tiver se posicionado para falar. Não se apresse em tagarelar tudo o que memorizou. Fique familiarizado com o púlpito, palco e a platéia. Revise seus papeis e deixe-os organizados

 

Pessoas de todas as idades e ocupações experimentam o nervosismo de falar em público. De atores de teatro a professores universitários, muitos profissionais sentem a súbita vontade de fugir logo antes de falarem. Então o que você pode fazer?

 

» 3 dicas para fazer um bom discurso
» 4 dicas para falar em público
» Fotos: 14 dicas e truques para superar a ansiedade e o medo

 

As dicas a seguir podem ajudá-lo a ficar calmo e se preparar para sua performance:

 

Como fazer discursos: 1) Escreve para ser ouvido, não lido

Existe uma diferença entre essas duas opções. Você irá perceber isso quando começar a praticar o que escreveu. Algumas frases poderão soar desconexas ou muito formais. Além disso, não se esqueça de praticar seu discurso em voz alta e na frente do espelho.

 

Como fazer discursos: 2) O que comer e beber

Na manhã do seu discurso, não se esqueça de comer mesmo que você estiver nervoso. Escolha comidas leves que não irão prejudicá-lo se você sentir dor de estômago pelo nervosismo. De jeito nenhum beba refrigerante. Além de deixarem sua boca mais seca, você não quer ficar disfarçando arrotos enquanto fala em público.

 

Como fazer discursos: 3) Vista-se de forma apropriada

Vista-se em camadas. O que isso quer dizer? Você nunca sabe se o auditório ou sala estará quente ou frio. Prepara-se para as duas situações e não passe por constrangimentos.

 

Como fazer discursos: 4) Fique a vontade

Quando tiver se posicionado para falar. Não se apresse em tagarelar tudo o que memorizou. Fique familiarizado com o púlpito, palco e a plateia. Revise seus papeis e deixe-os organizados. Se seu coração estiver acelerado, essa será uma oportunidade para você se acalmar. Se você fizer isso da forma correta, irá transparecer uma imagem profissional.

 

Como fazer discursos: 5) Faça uma pausa

Se você começar a falar e perceber que sua voz está trêmula, faça uma pausa. Limpe sua garganta, beba um gole de água e continue.

 

Como fazer discursos: 6) Foque-se

Isso tem um efeito calmante para muitos oradores. Quando falamos para uma plateia, normalmente, ficamos sem saber para onde olhar. Foque-se em alguém que está no fundo, em uma janela ou relógio de parede.

 

Como fazer discursos: 7) Microfones

Se você tem que usar um microfone e não está acostumado, cuidado para não falar muito alto. Acostume-se a ouvir sua voz. Outra dica muito válida é discursar como se estivesse conversando com o microfone. Finja que ele é um amigo e vocês estão em uma conversa, mas não olhe para baixo.

 

Como fazer discursos: 8) Treine, treine

Saiba o máximo possível sobre o assunto do seu discurso. Se puder, faça um vídeo para praticar e assista para ver possíveis falhas ou cacoetes.

 

 






RSS   


Comentarios para esta noticia

 

Suscríbete a nuestro boletín de noticias


Publicidad

Publicidad