Friday :: 24 / 10 / 2014

MaisNotícias | Arte por dia | Enem 2014 | Livros grátis | Cadastre-se | MAPA DO SITE

Noticia : Educação

8 dicas para usar blogs com estudantes

Veja 8 dicas que podem te ajudar a atrair a atenção dos alunos para o conteúdo. Incentivá-los a usar blogs deixa a aula mais interessante


ImprimirImprimirEnviar a un amigo EnviarPDFPDF

(Crédito: Goodluz / Shutterstock.com)

(Crédito: Goodluz / Shutterstock.com)

Estudar usando livros, cadernos, lousa e giz é um método cada dia mais chato e ultrapassado

 

Estudar usando livros, cadernos, lousa e giz é um método cada dia mais chato e ultrapassado. Se manter sempre nas convenções tradicionais tira todo o interesse dos alunos. Mas como transformar o conteúdo em uma coisa nova sem deixar a aula virar uma bagunça?

 

» Mais de 40 blogs incríveis que estão mudando a educação
» 10 passos para atrair novos leitores no seu blog
» Não abandone seu blog: confira 53 ideias para posts

 

Usar blogs é um ótimo jeito de promover a escrita reflexiva durante as aulas. A melhor maneira para começar é experimentando com os seus alunos, para ver quais são as melhores atividades que podem ser feitas on-line.

 

Veja uma lista com 8 dicas que podem te ajudar a começar a experiência de “blogar” com os seus alunos:

 

 

Para usar blogs em sala de aula: 1. Escolha a plataforma

Existe uma série de lugares em que você pode lançar um blog, e todos tem prós e contras. Para começar você precisa decidir se quer que as publicações da classe sejam públicas ou privadas, e se vai ser possível interagir com outros blogs. Essa decisão vai depender da idade dos seus alunos e se você confia neles a ponto de publicar o que eles escrevem.

 

 

Para usar blogs em sala de aula: 2. Defina as diretrizes com os alunos

Sobre quais temas seus alunos têm permissão para escrever? Você precisa ler e aprovar cada material antes de ser publicado? Os posts podem usar linguagem informal ou abreviações? Tudo isso deve ser definido e mantido ao longo do período em que seus alunos estiverem usando o blog.

 

 

Para usar blogs em sala de aula: 3. Ensine os seus alunos

Assim como qualquer outra matéria, você precisa apresentar a ideia para os seus alunos antes de pedir que eles saiam postando o que vier na mente. Explique como o processo será feito, como a plataforma funciona e mostre a eles outros blogs de alunos.

 

 

Para usar blogs em sala de aula: 4. Defina um propósito para o blog

O objetivo não é limitar os seus alunos sobre o que pode ou não ser publicado, mas ajudá-los a encontrar um foco. Manter-se atento a um assunto pode ser difícil no começo, mesmo com diretrizes bem definidas.

 

 

Para usar blogs em sala de aula: 5. Priorize o conteúdo e não a forma

O blog não tem de ser um tratado onde tudo será escrito com a linguagem formal. Mais importante que a maneira como o conteúdo está sendo passado é o conteúdo em si. Os assuntos abordados devem fazer sentido e serem atuais, além de sérios. É importante que os alunos se sintam confortáveis expressando sua opinião.

 

 

Para usar blogs em sala de aula: 6. Não se esqueça do conteúdo multimídia

Não torne o blog uma coisa chata publicando texto atrás de texto. Lembre-se de usar recursos como imagens, gráficos, vídeos e áudios. Ensine seus alunos a inserir conteúdo de sites como o Youtube e o Flickr.

 

 

Para usar blogs em sala de aula: 7. Coloque a segurança em primeiro lugar

Certifique-se de que seus alunos conhecem todos os riscos que a internet oferece. Lembre-os de não divulgar informações pessoais e não atacar ninguém verbalmente na rede. Ensine-os a diferença entre criticar, comentar e agredir e encoraje os alunos a assumir a responsabilidade por aquilo que eles dizem.

 

 

Para usar blogs em sala de aula: 8. Busque inspirações

Incentive os estudantes a procurar inspiração em outros blogs e sites, mas garanta que eles não copiem o conteúdo alheio. Explique tudo a respeito de direitos autorais e como isso se aplica ao conteúdo divulgado na internet.

 

 






RSS   


Comentarios para esta noticia

 

Publicidad

Publicidad