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Crédito: file404 / Shutterstock.com

 

Convenhamos, no fundo, todo mundo gostaria de ser um pouco mais carismático. No entanto, para chefes adquirir esta característica pode representar um paradoxo: a melhor maneira de ser mais empático não é focando nos seus desejos e nas suas necessidades. O jeito correto é determinar como você pode satisfazer as vontade e atender às necessidades da sua empresa.

 

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Primeiramente, é importante definir o que é carisma:

 

1) habilidade de projetar confiança;

2) estabelecimento de alvos e propósitos;

3) capacidade de engajar os outros;

4) habilidade de articular ideias, visões e objetivos.

Embora a maioria ache que nascemos com essas características, é possível aprendê-las. Confira a seguir 3 passos básicos para ser um líder carismático:

 

1) Decida em quais atributos do carisma você quer focar e porque;

2) Pratique sempre; mesmo fora do trabalho;

3) Reconheça que ser carismático nem sempre é 100% positivo e que chefes nem sempre têm que ser carismáticos.

Para cada um de nós, alguns aspectos do carisma virão mais facilmente do que outros. Você pode ter mais facilidade para falar em público ou talvez seja melhor em criar engajamento pela parte dos outros, etc.

 

Entenda que o carisma começa com um sentido de personalidade. Com o que e por que, exatamente, você quer ser carismático? Você acha que carisma é um dom divino ou algo que pode e deve ser trabalhado?

 

Outra coisa que deve ser entendida é que não se deve copiar o carisma de alguém. Cada pessoa pode ser carismática de acordo com sua própria personalidade. Assim, você passará tal qualidade de uma forma transparente e não exagerada.

 

Carisma por si só não ajuda muito no mundo dos negócios. Tenha em mente que seu carisma deve te ajudar no seu emprego. Seja para falar em público, engajar seus funcionários, ou conquistar um novo cliente.

 

Por fim, compreenda que pessoas carismáticas praticam carisma. Sabe por quê? Porque, como já explicado, empatia é uma série de características, portanto, pode ser praticada - e não só no trabalho, mas fora também.

 

Aprender a criar carisma pode ser uma das tarefas mais árduas para um gestor. Mas não se desespere. A questão da empatia não é algo "8 ou 80". Dose a quantidade necessária de carisma para que você seja um bom líder.

 

 



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