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Cultura da gratidão: 4 regras para uma liderança efetiva

      
Crédito: Onur ERSIN / Shutterstock.com
Crédito: Onur ERSIN / Shutterstock.com

 

Um professor universitário começou a refletir sobre as pessoas que haviam provocado um impacto positivo em sua vida. Em particular, ele se lembrou de uma professora do primário que havia se esforçado ao máximo para despertar nele o amor pela poesia. Ele não a via ou falava com ele há anos, mas mesmo assim conseguiu localizá-la e enviar uma carta de agradecimento. Pouco tempo depois, ele recebeu a seguinte resposta:

 

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“Querido Willie, não posso dizer o quanto sua carta de agradecimento significou para mim. Estou nos meus 80 anos, vivo sozinha em um pequeno quarto, cozinho minhas próprias refeições, solitária e, como a última folha de outono, estou remanescente. Você ficará interessado em saber que eu ensinei durante 50 anos e a sua carta foi o primeiro agradecimento que já recebi. Ela chegou em uma manhã triste e fria, e me animou como nada fez nos últimos anos.”

 

A carta da antiga professora levou o professor universitário às lágrimas. Ele, então, começou a procurar por outras pessoas que haviam tocado a sua vida da mesma forma para dizer “muito obrigado”.

 

Se mais pessoas se apegassem a gratidão da mesma forma como guardam rancor... Quem de nós chegou onde estamos sem a ajuda de ninguém? Mesmo se o apoio que recebemos foi óbvio ou sutil, ter consciência do apoio dos outros é essencial para entendermos a importância de saber agradecer.

 

Sam Walton, fundador da rede de supermercados Walmart, ao escrever suas 10 regras para o sucesso, não poupou palavras para a importância da gratidão. A quinta regra de Walton é: “aprecie tudo o que seus colaboradores fizerem pelo negócio”. O custo de apreciar alguém é nulo – mas todos os estudos psicológicos mostram que as recompensas são enormes. Todos querem ser vistos como competentes, trabalhadores e esforçados. Qual o melhor motivador? Agradecer aos outros por suas contribuições e esforços.

 

Confira a seguir 4 dicas para ajudá-lo a adotar essa atitude:

Como ser grato: 1) Seja sincero e honesto

Tome essa atitude apenas quando é necessário e devido. Não saia distribuindo agradecimentos. O efeito pode ser o oposto do desejado e as pessoas podem achá-lo bajulador e grudento, especialmente no ambiente de trabalho.

 

Como ser grato: 2) Agradeça publicamente

Seja com filhos, empregados ou cônjuges, o objetivo de encorajar aos outros é para mantê-los nesse mesmo ritmo e comportamento. Ao fazer isso com um, você encoraja os que estão ao redor a se esforçarem também. Agradecer em publico levanta a moral de todos.

 

Como ser grato: 3) Seja específico

Identifique exatamente o que a pessoa ou colega fez que merece reconhecimento. Não diga apenas: “obrigada por tudo”. Se a pessoa sentir que a gratidão não é genuína, pode desencadear efeitos negativos e opostos.

 

Como ser grato: 4) Não economize

Não tenha vergonha de dizer “muito obrigado”, muito menos de transformar essas palavras em ações. Cartas, recadinhos, e-mails, flores, presentes podem tocar ainda mais ao outro. O reconhecimento ou gratidão não é uma ação individual, pelo contrário, é um estilo de comportamento. Você não sabe, mas às vezes o próximo precisa ouvir exatamente o que você tem a falar de positivo sobre ele.

 

Pessoas e profissionais inteligentes irão estabelecer uma cultura de gratidão. Expande essas atitudes para todas as áreas de sua vida: carreira, matrimônio, filhos, família, amigos. Todos os elos dessa corrente são essenciais para o sucesso e para a verdadeira felicidade. É tão fácil ignorar a pessoa que entrega a pizza, a atendente de telemarketing ou quem limpa o escritório. Um grande erro. Todos merecem reconhecimento, especialmente se você deseja preservar esses relacionamentos.

 

 



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