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Como trabalhar mais em menos tempo

      
Crédito: Shutterstock.com
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Ritmo ou ciclo circadiano são os períodos diários que regulam o compasso biológico e psicológico do corpo, influenciando na digestão, estado de atenção ou vigília, temperatura e renovação das células. São esses ciclos que determinam nossa produtividade. Ao encontrar seu melhor e pior horário de trabalho, ou seja, seu ritmo circadiano, você pode aumentar seu rendimento e eliminar erros e acidentes. Primeiramente, você deve determinar em qual período seu trabalho mais rende. Observe-se enquanto faz tarefas complicadas e veja em qual horário elas são feitas com mais facilidade – manhã, tarde ou noite. Você perceberá que, dependendo do período, sua capacidade de memória, concentração e raciocínio variam muito.

 

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Se o seu horário de maior rendimento for à tarde, use os exemplos a seguir para basear sua rotina. No caso de manhãs ou noites mais produtivas, é necessário adaptar apenas os horários. 

 

Confira algumas dicas de como administrar seu tempo:


Como trabalhar mais em menos tempo: 1) Pico matutino (10h – 13h)

Aproveite esse momento para realizar tarefas mais desafiadoras e que exigem um nível elevado de criatividade e concentração.

 

 

Como trabalhar mais em menos tempo: 2) Declínio (13h – 15h)

Esse horário deve ser usado para atividades que não exijam muita atenção ou concentração. Aproveite para almoçar ou fazer tarefas automáticas. Responder e-mails ou fazer relatórios: nem pensar.

 

 

Como trabalhar mais em menos tempo: 3) Pico vespertino (16h – 18h)

Durante o segundo pico de produtividade, aproveite para finalizar as tarefas que começou no primeiro. Planejar o dia seguinte nesse horário é uma boa ideia, já que sua capacidade de raciocínio é maior.

 

 

Como trabalhar mais em menos tempo: 4) Anoitecer (19h – 21h)

Evite leituras pesadas duas horas antes de ir dormir. Você não deve extrapolar sua capacidade de rendimento, pois o descanso tem um papel fundamental na produtividade do dia seguinte.

 

 



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